SELF

Happy Mind: projeto promove meditação para o ambiente escolar

A iniciativa é ministrada pela coach de yoga Adriane Lafemina e visa incorporar novas competências na rotina escolar

Muitas áreas foram diretamente impactadas pela pandemia da Covid-19, entre elas a da educação em que professores e alunos precisaram se adaptar a uma nova realidade com aulas virtuais. Esta rotina diferente somada ao medo e apreensão sobre as incertezas do novo vírus gerou e potencializou sensações como frustração, ansiedade e estresse. A retomada das aulas será um desafio, pois cada aluno, professor e funcionário retornará com uma carga emocional distinta. Pensando nisso, a educadora física e coach de Yoga Adriane Lafemina criou o projeto “Happy Mind” que incorpora a meditação na rotina escolar, para que na etapa final o corpo docente seja o facilitador da prática meditativa aos alunos.

Os encontros acontecem primeiramente com a equipe pedagógica e os colaboradores, com palestras, workshops e encontros para a prática da meditação, via zoom ou presenciais. Na segunda etapa, são feitas palestras para pais e alunos do ensino médio e fundamental, vivências lúdicas com a educação infantil e encontros para prática de meditação. Na última etapa, a equipe pedagógica passará por um programa de treinamento para que possam ser os facilitadores da prática meditativa para os alunos. 

O projeto foca principalmente no corpo docente, que trabalha diretamente com as crianças e adolescentes. “Eles precisam estar bem para receber as crianças com essa gama de emoções. As vezes o adulto finge que está tudo bem e internamento não está. É importante pensar no adulto para eles estejam preparados emocionalmente para receberem as crianças nesse retorno”, explica a idealizadora do projeto.

Deixe um comentário