SELF COMPORTAMENTO

A arquitetura da aprendizagem

A organização de uma escola tem papel fundamental para a aprendizagem dos alunos

Você já se perguntou como a arquitetura escolar pode influenciar a aprendizagem dos alunos? Eu sempre me questionei sobre isso. É fato que o ambiente físico de uma escola pode afetar muito o desempenho acadêmico, a motivação dos alunos e o bem-estar geral. Eu mesma, enquanto era aluna, já tive experiências em escolas que não ofereciam o ambiente ideal para um aprendizado eficaz.

Em países que são referência em educação, como Suécia, Finlândia, Noruega, Itália e Estados Unidos, há escolas que também são verdadeiros símbolos de arquitetura e inovação. E sabe o que é mais legal? Seus projetos arquitetônicos foram criados para proporcionar uma experiência educacional única e eficaz. Isso é maravilhoso e mostra como a arquitetura escolar pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento educacional dos alunos. Essas reflexões e indagações me fizeram viajar por esses países que são referência para buscar conhecimento e inspirações para os nossos alunos aqui no Brasil. Vou citar alguns exemplos que me serviram de inspiração.

O primeiro deles é a Escola Vittra Telefonplan, em Estocolmo, na Suécia. Em vez de salas de aula tradicionais, o local é composto de espaços abertos e flexíveis, projetados para estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, que têm liberdade para escolher onde e como estudar, seja em grupos, individualmente ou até mesmo em espaços ao ar livre. A escola também tem uma biblioteca, uma cafeteria e uma área de jogos.

Na Finlândia, a Saunalahti School, projetada pelos arquitetos Verstas, tem um design moderno, minimalista e com espaços abertos. Destaca-se por sua ênfase na tecnologia, aprendizagem colaborativa e sustentabilidade ambiental, como o sistema de aquecimento geotérmico e a coleta de água da chuva para irrigação. A escola é um exemplo de como a arquitetura pode ser usada para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos.

Outra referência em arquitetura escolar são as escolas Reggio Emilia, na Itália. Essas escolas são projetadas para serem abertas e cheias de luz natural. Os espaços são organizados para incentivar a criatividade e a colaboração, com áreas para trabalhos em grupo, para atividades individuais e as de grande escala. Cada escola tem sua própria característica e personalidade, com espaços para projetos artísticos, hortas, cozinha, laboratório de ciências e muitas outras atividades.

Sempre me perguntei como a arquitetura de uma escola pode impactar a aprendizagem dos alunos. E não é que pesquisas confirmam que o ambiente físico da escola tem um papel importante no desempenho acadêmico, na motivação dos alunos e no bem-estar coletivo? É incrível pensar em como a arquitetura escolar pode influenciar tanto no processo educativo.

Como idealizadora e diretora do Colégio Amplação, tenho muito orgulho em afirmar que a nossa escola é um destaque em inovação desde sua arquitetura até sua metodologia e suas abordagens pedagógicas. Baseados em estudos e referências das melhores escolas do mundo, buscamos proporcionar uma experiência educacional única e eficaz para nossos alunos. Uma das características que nos destaca é justamente a arquitetura. Nossos espaços são bem iluminados e possuem uma coloração e uma mobília que estimulam a criatividade. Contamos com vários ambientes que possibilitam aos professores e alunos uma ampla variedade de aplicação de metodologias, como as salas de aula 360o, que rompem definitivamente com o modelo tradicional de escolas no Brasil. A estrutura do Amplação é pensada para promover um desenvolvimento integral dos nossos alunos, principalmente nas questões socioemocionais. Isso fica evidente nos espaços comuns que possuímos, que estimulam a socialização e o bem-estar dos nossos alunos. Estamos sempre buscando inovar e oferecer o melhor para eles.

Quando um ambiente escolar é bem planejado, ele pode aumentar a concentração, diminuir o cansaço visual e auditivo, incentivar a interação social e, acima de tudo, melhorar a saúde e o bem-estar dos estudantes. Por isso, é fundamental que as famílias considerem a arquitetura como um fator decisivo na escolha da escola de seus filhos, pois ela tem um impacto significativo em todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #273 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário