SELF

Artigo: Encare a realidade da forma correta

Thomaz Barcellos, autor do artigo, é hipnoterapeuta e mestre em Ciências Médicas

Em algum momento todos nós vamos precisar dessa mensagem. Estamos todos sujeitos à dura realidade que nos cerca e é natural atravessarmos períodos difíceis, ter de lidar com problemas. Mas, veja, existe uma forma de conseguir controlar a sua mente e o seu corpo para superar qualquer desafio, usando o que está dentro de você.

Independentemente da situação a qual você esteja vivendo, seja de dor, sofrimento, perda, doença, ansiedade, medo, pânico, tristeza ou depressão, são três as maneiras de você encarar essa condição: por meio da ação, da acomodação ou da reação. No entanto, só uma delas pode fazer você vencer tudo isso: é quando você age. Não é se acomodando e nem apenas reagindo.

A partir do momento em que você fica em um estado de passividade pela acomodação, você passa a acreditar que não tem o poder de mudança. É comum, então, se entregar ao medo, à depressão, à tristeza, à baixa autoestima e baixa autoconfiança.

Já quando você reage, entra no modo de reatividade em que você se rebela contra tudo e todos, tenta encontrar um culpado, faz do próprio mundo o culpado e não assume as responsabilidades, você é levado a outro caminho tóxico: o da raiva. Muitas enfermidades estão associadas a essa reatividade, por exemplo, e acabam aparecendo por resultado desse caminho trilhado.

A única forma, portanto, de conseguir derrubar quaisquer tipos dessas limitações é sendo proativo.

A proatividade é fruto do autoconhecimento e da conscientização. Desde que você esteja consciente das circunstâncias que o envolve e entende que as barreiras podem ser usadas para a sua evolução e para o seu aperfeiçoamento, você começa a ter atitudes diferentes, pautadas na aceitação e na serenidade. É importante utilizar essas oportunidades como forma de crescimento. E, para isso, você tem que se questionar constantemente: “o que essas limitações estão querendo me ensinar?”, “o que eu tenho que aprender com isso?”, “como posso enfrentar as dificuldades para, de fato, conseguir chegar aonde eu quero, me transformar na pessoa que eu sonho e conquistar tudo o que planejei?”.

Tente entender por que você está nessa situação. Procure encontrar uma forma de agir que te liberte de tudo o que há de errado no seu momento atual. Diante dele, pare, medite e reflita sobre sua vida. Busque as perguntas, resoluções e as respostas de dentro de você, elas não estão do lado de fora. Não espere por uma solução mágica, milagrosa ou alguém que vá resolver os seus problemas. Você mesmo pode e tem que tomar partido de tudo. Você é quem vai à luta. E saiba que não adianta se desesperar e se rebelar contra as suas adversidades. Você vai conquistar a felicidade e achar a plenitude a partir do seu esforço.

Força para todos nós!

*Escrito por Thomaz Barcellos

Deixe um comentário