A atividade física é sua aliada
A vida moderna nos trouxe – e traz – muitos benefícios. Por outro lado, o estresse é, cada vez mais, um problema que faz parte de nossas vidas. Pressão, trabalho, ansiedade e tantos outros males nos afetam cada dia mais. De acordo com o Health and Safety Executive (HSE), agência de incentivo e regulação da saúde do Reino Unido, o estresse, a depressão e a ansiedade responderam por 57% de todas as faltas no trabalho por doença nos anos de 2017 e 2018.
Diante disso, a busca por qualidade de vida passou a ser muito mais do que um estilo de vida, mas uma necessidade para lidarmos com cenários competitivos e situações inesperadas e incontroláveis.
O esporte é uma resposta altamente eficaz para lidar com essas questões. Praticá-lo traz bons resultados para o corpo e para a mente. Muitos são os benefícios, como: bom humor, diminuição da ansiedade, autoestima elevada, melhora na autoconfiança, facilidade de relaxamento, disciplina e muito mais. E é bom ressaltar que, para ser saudável, é preciso ter todas as áreas da vida em equilíbrio.
Apesar desses benefícios serem de conhecimento de grande parte da população, dados da ONU de 2019 mostram que apenas 37,5% dos brasileiros têm acesso a alguma prática.
Segundo a Academia Americana de Neurologia, estar em contato com atividades físicas pode ser mais eficaz para a saúde do que remédios farmacológicos, em alguns casos.
Seja qual for o esporte escolhido, todos ajudam a diminuir o estresse. Isso acontece porque as práticas físicas liberam endorfina, serotonina e dopamina. Esses hormônios agem relaxando a mente, proporcionando bem-estar e, ainda, ajudando a regular o humor.
Muitas vezes, pegamo-nos dizendo que não temos tempo ou não podemos parar um momento do dia para isso. Porém, estudos mostram que a pausa na rotina proporciona benefícios em termos de bem-estar e, ainda, na qualidade de nosso trabalho.
Se pararmos por um tempo e formos caminhar perto do escritório, ao retornarmos, teremos, além da sensação de bem-estar, um ganho de concentração e de qualidade no trabalho. Vale testar!
*Coluna originalmente publicada na edição 247 da revista TOPVIEW.