Como aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa - TOPVIEW

Como aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

Nutricionista dá dicas essenciais para curtir as tentadoras refeições de fim de ano sem meter o pé na jaca

2625 0

As festas de fim de ano estão se aproximando e junto com elas chegam também as receitas típicas e a vontade geral de “enfiar o pé na jaca”. Para não fugir da dieta mas, ao mesmo tempo, não deixar de curtir os prazeres das ceias de Natal e Ano Novo, algumas trocas saudáveis podem tornar as refeições especiais em momentos saborosos e nutritivos também.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), os grandes vilões desta época são as bebidas alcoólicas e a frequências de frituras e de petiscos com excesso de sal.

“Geralmente na composição da mesa há pouca inclusão de vegetais crus, já que nem sempre uma salada de folhas é servida. Ela é trocada, por exemplo, por um salpicão ou maionese de legumes que apresentam bem mais gordura em sua composição e menos fibras. As carnes são sempre assadas com mais temperos e com diversos acompanhamentos que podem deixar o cardápio mais pesado”, explica. A especialista listou algumas dicas que vão te ajudar a comer sem culpa. 

4 dicas para aproveitar as ceias de Natal e Ano Novo

  1. Para começar, é importante lembrar-se de beber muita água o dia inteiro, ela vai ajudar no funcionamento do organismo e na hora da digestão.
  2. Não prepare comida para 50 pessoas quando tiver apenas quatro convidados. Fartura é comum nesta época, mas não se esqueça de que as sobras são sempre tentadoras.
  3. Vai consumir lombo, pernil, peru ou chester? Eles são muito bem-vindos por serem carne branca de excelente qualidade. Para quem quer controlar o consumo de gorduras a dica é: remova a pele antes de comer! Isso irá diminuir as taxas de colesterol.
  4. Para a parte dos acompanhamentos, farofa, cuscuz, risotos, lasanhas e similares devem ser feitos com menos exageros na hora do tempero. A dica é escolher o que mais agrada. Separe uma porção pequena e deguste com tempo e cuidado para saborear cada bocado. Desta maneira, garantimos o prazer de comer sem precisar restringir desnecessariamente.

Por fim, mas não menos importantes, as sobremesas! De acordo com Vanderli, nesta hora o bom senso tem que falar mais alto do que o impulso na hora de comer.

“Ao invés de comer todos os doces disponíveis na mesa, escolha aquele que te toca o coração e traz as melhores lembranças. Desta maneira você garantirá diversão e felicidade sem comprometer sua digestão e sua saúde”, afirma.

Para te ajudar a montar uma ceia saudável, a nutricionista separou algumas sugestões de receitas nutritivas e saborosas que vão dar um toque especial e diferente para o arranjo da mesa. Para conferir clique aqui 

Neste Artigo


Converse com a Gente