PRêMIO PERSONALIDADES TOPVIEW 2023

PPT 2023: Personalidade de Hospital Público do Ano

A presença de bons profissionais no SUS é essencial para que o sistema cumpra sua missão de garantir o acesso universal, integral e igualitário à saúde, atendendo às necessidades da população de forma efetiva e satisfatória. Veja quem são os nomes escolhidos pelos jurados do PPT 2023

No Brasil, ter hospitais públicos é um privilégio de extrema importância para a população. Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir o acesso gratuito e igualitário aos serviços de saúde para todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2019, constatou-se que três em cada quatro brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para receberem cuidados de saúde. Ter bons profissionais atuando no SUS é fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população. Confira os destaques da categoria “Personalidade de Hospital Público do Ano”:

Viviane Zétola é uma médica renomada, com ampla formação acadêmica e experiência profissional. Graduou-se em Medicina pela UFPR, possui mestrado em Medicina Interna pela mesma instituição e doutorado em Neurologia pela USP. Sua especialização em Neurossonologia pela Universidade Sackler de Tel-Aviv, Israel, destaca-a no atendimento a pacientes com AVC e no exame de Doppler Transcraniano. Além de atuar como professora, trabalha no Hospital Marcelino Champagnat e no Hospital de Clínicas. Desenvolve estudos clínicos nas áreas de demência e doença cerebrovascular. Sua atuação foi fundamental para estabelecer o atendimento ao AVC agudo em Curitiba e criar unidades especializadas em vários hospitais. Como autora de livros e artigos científicos, palestrante em congressos internacionais e orientadora de dissertações e teses, sua dedicação em promover a excelência no atendimento médico e contribuir para avanços na área é notável.

Claudio Santana Shimoyama é graduado em Ciências Econômicas pela FAE. Possui Mestrado em Engenharia de Informações e Inovações Tecnológicas pela UFSC e Doutorado em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Desde o final de 2022, também exerce o cargo de Presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR.

Gestor do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Sousa Júnior, está a frente do Hospital do Trabalhador há 20 anos. O médico é formado pela UFPR e fez residência em Ginecologia e Obstetrícia. O diretor é um funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Saúde desde 1994 e foi convidado a assumir a direção do Hospital do Trabalhador, onde atuava na equipe. Em 2019, o hospital passou a ser chamado de Complexo Hospitalar do Trabalhador e inclui outras unidades de saúde, como o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, Hospital Regional da Lapa São Sebastião, além do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal e o Ambulatório Médico de Especialidades.

Citados pelos jurados

Adriano Lago; Alex Marques; Amanda Meirelles; Beto Preto; Cecília Vasconcelos; Claudio Santana Shimoyama; Felipe Monteiro; Júnior Gil Vicente; Giovani Loddo; Julio Coelho Paschinni; Pedro Caron; Pedro de Paula Filho (in memoriam); Rafael Muniz; Reilly Lopes; Rômulo Passos; Sergio Ioshi; Tsukiyo Obu e Vivian Biazon El Reda Feijó.

Confira o vencedor da categoria “Pediatra do Ano”, aqui.

Deixe um comentário