PODER VIDAS: MéDICOS

Maria Cristina Figueroa Magalhães

Maria Cristina é oncologista e luta diariamente pelo reconhecimento do espaço da mulher na medicina

Com um perfil comportamental extremamente focado, espírito de liderança e um sentimento de paixão pelo ser humano. Maria Cristina Figueroa Magalhães é uma médica atenta que tem como premissa melhorar o bem-estar de seus pacientes oncológicos – objetivo que, muitas vezes, vai além do tratamento recomendado, já que o acolhimento também é o segredo necessário para a conquista do melhor tratamento. “Na medicina, a gente aprende muito como ser herói e salvar as pessoas, mas o nosso maior desafio é fazer com que o paciente encontre, nas adversidades da vida, um motivo para seguir”, descreve. 

Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2006, ela esteve muito envolvida com a cardiologia durante a graduação. Inclusive, a prova-alvo de clínica médica era na Santa Casa de Curitiba e ela tinha como meta seguir na formação de cardiologista nessa mesma instituição. “É muito curioso quando o estudante se depara com a medicina fora dos livros. Continuo achando a fisiologia do coração incrível, mas, quando eu vi na prática a rotina do cardiologista, reparei que queria algo que não se ajustava completamente ao perfil de médicos dessa especialidade”, compartilha. 

Os sinais da paixão pelos pacientes oncológicos despertou em uma conversa com um de seus preceptores, que percebeu sua aptidão para a área, a incentivando-a a mergulhar nesse mundo. A partir de então, sua vida mudou completamente. Seguindo a dica de seu preceptor, ela fez um estágio eletivo em São Paulo. Essa foi a primeira vez que Maria Cristina foi para a grande metrópole e pôde sair debaixo “das saias” de sua família, fugindo da zona de conforto e conquistando a liberdade necessária para mergulhar no mundo oncológico e vivenciar experiências pessoais e profissionais incríveis. 

Atualmente, ela se divide entre a maternidade, o consultório, o hospital e a docência. Maria Cristina dedica seus estudos com grande foco em câncer de mama e tumores ginecológicos. Ficou dois anos em um fellow no Johns Hopkins Hospital, no departamento de câncer de mama. É doutora em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da PUCPR. Mãe do João Pedro, de 10 anos, e da Maria Antônia, de 7 anos – frutos do casamento com o médico cardiologista Tiago Augusto Magalhães –, a profissional organiza sua agenda para poder estar com eles em todos os momentos possíveis.

Quando questionada sobre os desafios de lidar com seus pacientes com câncer, ela explica que não tem como se acostumar. “Cada pessoa é única, eu posso chorar com o meu paciente, mas eu tenho de ter empatia e não transferência. De nada adianta ele ter alguém sofrendo com ele, eu preciso ser forte e lidar com o que ele não pode”, ressalta.


“O que mais me empolga no meu trabalho é a junção da ciência com a espiritualidade. Afinal, por mais que a ciência seja muito bonita, tem coisas que ela não consegue explicar. Mas ter fé para enfrentar a doença e seguir com a vida é fundamental.”

Estilo de vida de Maria Cristina

  • Hobby preferido: Dança e musculação
  • Livro de cabeceira: As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman
  • Banda/cantor preferido: Coldplay
  • Filme favorito: Divertidamente
  • Prato preferido: Feijoada
  • Drink/bebida preferida: Chá, café e água.

Serviço

ONCOCLÍNICAS
Rua Fagundes Varela, 1.785, Jardim Social, Curitiba
Tel.: (41) 9 9138-6641
@dracris.onco


*Este conteúdo faz parte do Caderno Especial “Vidas | Médicos” e foi publicado na edição impressa da TOPVIEW #272.

Deixe um comentário