PODER

Vale a pena empreender durante a pandemia?

Consultor de carreira e negócios fala sobre os mitos e verdades do empreendedorismo

Em um cenário desafiador do mercado de trabalho, frente à pandemia da COVID-19, muitas pessoas saíram do seu emprego e começaram a empreender. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, o Brasil deve registrar o maior número de novos empreendedores dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio, ou nova empresa com até 3,5 anos de atividade.

A pesquisa estima que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros frente à alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Mais de 107 mil novas empresas foram criadas na internet, em pouco mais de dois meses.

O consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, mostra os mitos e verdades para quem quer começar a empreender:

1- Você não terá um grande salário no começo.

Verdade! Quem começa a empreender precisa estruturar a empresa, investir e plantar uma boa base para colher frutos no futuro. Então, sua renda será gradativa e, no começo, talvez seja necessário reinvestir todos os seus ganhos.

2- Para empreender, é preciso ter muito dinheiro.

Mito! Você pode começar um negócio com pouco investimento e, assim que for ganhando escala, pode usar as receitas para investir e crescer.

3- Empreendedorismo é sinônimo de liberdade.

Mito! Empreender requer muita dedicação, muitas vezes mais tempo do que era dedicado em um emprego.

4- É difícil encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Verdade! Sem horários fixos, o empreendedor precisa organizar sua vida profissional para não misturar com a pessoal. Estabelecer horários para o trabalho e também para a vida pessoal, organizando a rotina para ser produtivo no tempo estabelecido para o novo negócio.

5-  O mais importante é ter uma boa sorte.

Mito! Empreender requer dedicação, conhecimento, estudo, capacidade para gerenciar tempo e adquirir novas habilidades. Mesmo que o negócio seja da sua área de atuação, o empreendedor terá que ter controle sobre outras áreas, como financeira, marketing, vendas e estar preparado para ter domínio sobre todas elas.

6- Empreender requer muito trabalho e esforço.

Verdade! Para iniciar um novo negócio, é preciso primeiramente planejamento. Quais habilidades serão necessárias nos novos negócios? O que é preciso aprender para seguir em frente? No início, o esforço e dedicação precisam ser intensos para que o empreendedor esteja preparado para as adversidades no caminho e não perca fácil todo o seu investimento inicial.

7- É importante testar o produto ou serviço.

Verdade! Comece com um Produto Mínimo Variável (MVP). Teste seu negócio com familiares e amigos. Depois disso, trace um plano para escalar o negócio para os demais clientes.

Deixe um comentário