PODER

PPT 2019: Esportista do Ano

Os finalistas do PPT 2019: Esportista do Ano são Amanda Simeão Netto, Ronan Cordeiro e Eliseu e Marcelo Santos

Em um país considerado o 5º mais sedentário do mundo, o trio a seguir representa outro panorama e mostra como a superação e a força de vontade podem mudar essa realidade.

PPT 2019: Esportista do Ano

Vencedora da categoria Esportista do Ano

Parte da Equipe Brasileira de Esgrima, Amanda Simeão é invicta na modalidade, no Brasil, desde 2017. Campeã brasileira de 2019, a esportista realizou um Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte e conseguiu arrecadar mais de 200 mil reais para poder realizar treinamentos e participar das competições classificatórias para as Olimpíadas de 2020, no Japão. Além disso, Amanda atualmente possui uma academia de esgrima no Graciosa Country Club, na qual dá aulas e faz oficinas para crianças. Para ela, estar perto de quem ama é o que gosta de fazer nas horas vagas, bem como dançar, assistir a séries e filmes e cozinhar. “Mostrar a importância do esporte na vida das pessoas” é o legado que quer deixar para o mundo.

Finalista da categoria Esportista do Ano

“Somos capazes de realizar nossos sonhos, basta acreditar e persistir”: esse é o legado que o paratleta Ronan Cordeiro quer deixar para o mundo. Os últimos 12 meses se resumem a batalhas e vitórias na vida do jovem, que nasceu com má formação congênita e, desde os 7 anos, utiliza o esporte como superação. Após meses fora das competições, Ronan conseguiu a chance de lutar pela vaga olímpica e conquistou o terceiro lugar em uma Copa do Mundo paratleta, em Portugal. Ser o ídolo de uma criança com a mesma deficiência é, para o atleta, o maior reconhecimento que já recebeu.

Finalista da categoria Esportista do Ano

A trajetória dos paratletas começou em 2005, com Eliseu. Em 2008, seu irmão, Marcelo Santos, juntou-se à equipe de bocha paralímpica. No último ano, a maior realização dos irmãos foi a conquista da vaga para as Jogos Paralímpicos do Japão, que acontece em 2020. Para eles, as principais características de um bom esportista são fé, foco e comprometimento. O orgulho dos irmãos é a conquista da medalha de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. “Queremos apenas que outras pessoas, com ou sem deficiência, tenham a oportunidade que tivemos, que acreditem como acreditamos.”

CITADOS PELOS JURADOS

Naddya Emmendoerfer, Rafael Bonatto, Dino Camargo e Josiane Andrade Rocha.

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário