PODER

Política, eleições e obras

SENADO

A DISPUTA MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

(Foto: divulgação)

Com as pesquisas mostrando a reeleição tranquila de Ratinho Júnior (PSD) ao governo, as atenções se voltam ao Senado. Alvaro Dias (PODE) e Sérgio Moro (UB) polarizam, empatando tecnicamente nas primeiras posições de vários institutos que medem a vontade dos eleitores. Paulo Martins (PL) começou pequeno nas sondagens, mas turbinou suas intenções de voto com os apoios de Ratinho e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Poucos arriscam dizer o que de fato vai acontecer. A única certeza que se tem é a de que a disputa será voto a voto.

POSITIVO

(Foto: divulgação)

Apesar do clima, o Paraná deve ter um aumento de 2,1% na produção de grãos, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado será responsável pela produção de aproximadamente 34,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/22.

NEGATIVO

(Foto: divulgação)

As vendas do comércio no Paraná caíram 1,7% em julho em relação a junho, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística neste mês. Segundo o IBGE, a queda mostra uma retomada da trajetória irregular detectada desde o período mais grave da pandemia.

APÓS AS ELEIÇÕES

REFORÇO DO CAIXA DO MP FICA PARA DEPOIS

(Foto: reprodução)

Apesar da pressa dos deputados esta- duais na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem, o projeto não atendeu aos interesses do Ministério Público do Paraná. Promotores e procuradores querem um aumento de 0,1% – o que significa R$ 40 milhões a mais no caixa. Em outubro, deverá ser apresentada uma emenda para resolver a questão. O Tribunal de Justiça do
Paraná também pode apresentar um pedido de reforço de verba. A conferir.

LITORAL

VEM AÍ A PONTE DE GUARATUBA

(Foto: divulgação)

Está prevista para o final de setembro a abertura dos envelopes das empresas interessadas na elaboração dos projetos e na execução da Ponte de Guaratuba. A disputa é no formato de “menor preço”, ou seja, quem oferecer o custo mais baixo para o estudo e a obra ganha. A estrutura, que conectará o litoral do Paraná, é aguardada há mais de 30 anos e deverá ter 1.244 metros de exten-
são, além de um trecho de estrutura estaiada. No total, o custo estimado do projeto é de R$ 450 milhões.

JUSTIÇA

ELEIÇÕES DO TJ

(Foto: divulgação)

As eleições para escolher o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná já estão movimentando o Centro Cívico, em Curitiba. Três nomes são cotados: o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Fernando Tomasi Keppen – apoiado pelo atual presidente, José Laurindo de Souza Netto –, o ex-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Gilberto Ferreira, e o atual 1o vice-presidente, Luiz Osório Moraes Panza.

* Coluna originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário