PODER POLíTICA & ECONOMIA

O estado que alimenta o mundo

Com grande investimento tecnológico, o destaque do Paraná na cadeia produtiva aumenta cada vez mais

O Paraná é o estado que alimenta o mundo. Com uma grande vocação de produzir alimentos, em 2021, em plena pandemia, o setor teve uma participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). E, quando falamos em dados regionais, a produção agropecuária representa mais de 30% do PIB estadual.

Com uma grande cadeia produtiva, o Paraná ainda ganha destaque em outros cenários. Por exemplo, quatro de seus municípios estão entre os mais ricos do agronegócio brasileiro: Guarapuava, Cascavel, Tibagi e Toledo.

Movido por uma força interna, o Estado ganha destaque na qualidade de seus grãos, como é o caso da cevada, da soja, do milho e do trigo. Além disso, destaca-se na produção de leite e de carnes, sendo o principal produtor e exportador de proteína animal do Brasil. Mais do que isso, empresas como a Vapza e a Allegra, ambas de Castro, a Frimesa, de Medianeira, e a Cooperaliança, de Guarapuava já figuram entre as mais importantes do país. 

Além de sua potência produtiva, o estado é um importante transformador de manufatura. Com grande investi mento tecnológico, muitas empresas já empregam processos para identificar e otimizar práticas e conceitos que tornam as linhas de produção mais eficientes, aprimorando as formas de trabalho e fazendo com que o agronegócio tenha ainda mais valor diante da sociedade.

“Além de sua potência produtiva, o estado é um importante transformador de manufatura.”

E, como forma de apoiar o setor, o Grupo Ric realizará, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Orgulho da Terra. Promovido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, a premiação surgiu para enaltecer as melhores práticas relacionadas ao agro.

O evento de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro e, até lá, equipes técnicas já fazem um trabalho rigoroso de análise de itens preestabelecidos para chegar aos finalistas.

Um prêmio como esse é único no Paraná e o Grupo Ric tem orgulho de reconhecer quem leva o nome do estado para o mundo. Mais do que comunicação, é reconhecimento e desenvolvimento. E essa é a marca do Grupo Ric.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário