PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Um brinde à nossa saúde

Cuidar das pessoas – sejam elas parceiros, clientes ou colaboradores – contribui para a construção de uma corporação mais sólida

Na letra fria da contabilidade, uma empresa saudável é aquela que respeita os pilares da boa gestão financeira, como faturamento, estrutura de custo, capital de giro e fluxo de caixa. No dia a dia de um negócio, tudo isso é fundamental, mas já não basta. É preciso olhar além da saúde financeira, porque uma empresa é um organismo vivo que reage não só aos humores do mercado, mas sobretudo às expectativas e percepções de cada pessoa – seja colaborador, cliente ou fornecedor.

No nosso caso em particular, em que o business é a comunicação, estamos sob o escrutínio constante de milhões de leitores, ouvintes e telespectadores. E vejo que, quanto mais nos empenhamos em cumprir nossa dupla missão, mais saudáveis somos: ser porta-vozes da gente do Paraná – com uma proposta de jornalismo de resultados – e um dos motores do crescimento econômico do estado – à medida em que movimentamos o ambiente de negócios, aproximando marcas e consumidores.

A TOPVIEW deste mês traz essa provocação. Fala de saúde, em diferentes abordagens: do corpo, da mente, do espírito, das relações, dos negócios. Tudo está interligado. Uma dimensão precisa da outra.

Vejo que a trajetória do Grupo Ric me ensina muito sobre uma empresa saudável. No ano passado, a jornalista Marguerite Clark, da revista francesa Redtech, que cobre o mercado internacional de radiodifusão, entrevistou-me sobre o papel do Grupo Ric nesse cenário, diante da explosão tecnológica que reconfigura o mundo da comunicação.

“Acreditamos que aqueles que são mais relevantes para sua comunidade serão os vencedores. As grandes redes se tornarão grandes tecnologias por meio de seus OTTs e plataformas de streaming (OTTS e streaming são mídias distribuídas pela internet). No entanto, acreditamos firmemente que as redes regionais, como a nossa, continuarão – por meio de todas as tecnologias disponíveis – a prestar um serviço valioso à comunidade, com jornalismo factual e informação necessária ao cotidiano, para que a comunidade se identifique e confie em nós. O avanço tecnológico no Brasil vai capacitar novos players e estamos nos preparando para ser um dos maiores do país.”

Foi essa uma das reflexões que fiz durante a entrevista e que está na edição de julho da publicação. Ela acrescenta componentes interessantes para o debate sobre saúde empresarial: a busca pela conexão com nosso público, o investimento em inovação tecnológica e a incorporação do talento dos jovens – sempre audaciosos e alinhados ao futuro. São elementos que estão também na nossa vida pessoal: conexão com a família e amigos, manter-se atualizado e usufruir das facilidades trazidas pelas novas tecnologias, desfrutar da convivência com os jovens, o que nos renova e alegra…

Também em julho, estive em São Paulo conversando com Léo Branco, editor da revista Exame, um jornalista catarinense que ama televisão e acompanha esse mercado bem de perto.

Alguns insights dele a partir da nossa conversa durante um almoço agradável e produtivo: “Poucas indústrias perderam tanto a barreira de entrada como a da mídia. No passado, montar uma emissora de televisão requeria investimentos vultosos em equipamentos, estúdios, antenas e licenças de operação. Hoje, um canal aberto de graça no YouTube cumpre o mesmo papel de entreter a audiência. Com tecnologia, um negócio até então essencialmente territorial, como o da televisão, perdeu fronteiras — vide o apelo global de streamings como Netflix e Amazon Prime. À luz disso tudo, o empresário paranaense Leonardo Petrelli vem apostando alto em novas tecnologias para reforçar o apelo regional da mídia.”

Em seguida, a matéria da Exame mostra que o Grupo Ric, fundado em Curitiba em 1987, gera uma audiência mensal de 190 milhões de impactos só no Paraná, na soma de todas as suas plataformas. Também destaca que a inovação no modelo de negócios colaborou para a Ric ter aumentado receitas no meio da pandemia de Covid-19.

Relendo essas reportagens recentes sobre o Grupo Ric, fico feliz de ver que nossa trajetória é de reconhecido sucesso. Os resultados contábeis são consequência de várias frentes de cuidados: com as pessoas que trabalham conosco, com o público, que nos é fiel, com os parceiros comerciais, que confiam em nós, com a ética, a transparência e a responsabilidade social, que nos faz abraçar as boas causas.

Tudo isso vale um brinde. Saúde!!!

 

*Matéria originalmente publicada na edição #272 da revista TOPVIEW.

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