Marca Lee é representada no Brasil por grupo mineiro com jeans no DNA
Patenteado nos Estados Unidos em 1873, o jeans foi inicialmente vestido por mineiros, cowboys e trabalhadores de fábricas, para em seguida virar uniforme oficial da Primeira Guerra Mundial. Passada essa fase, logo viria a “Era de Ouro,” quando astros e estrelas hollywoodianos desfilavam orgulhosamente seus jeans com o aval de publicações importantes, como a Vogue.
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Já nos anos 50, foi associado à juventude rebelde, tendo como embaixadores Marlon Brando e James Dean e, nos anos 60, as divas Marilyn Monroe e Brigitte Bardot valorizavam suas silhuetas com o jeans. Mas o que todos eles tinham em comum? Todos vestiam Lee, marca criada em 1889, reconhecida pelo slogan “o jeans que construiu a América”.
“O jeans nunca sai da moda e possui uma história muito rica. É um tecido versátil, confortável e resistente. A marca Lee foi símbolo dos jovens nos anos 70 no movimento hippies e da contracultura e objeto de status nos anos 80 e 90, seguindo assim até os dias de hoje. A Lee, muito mais que criadora do primeiro macacão, da primeira jaqueta, ou da primeira calça com zíper, está mais moderna e ativa do que nunca em design, ousadia fashion, funcionalidade, qualidade, conforto e estilo”, assinala Renato Abras, CEO e fundador do Grupo Garra, que, além de licenciar a Lee no Brasil desde 2019, é dono de marcas de peso como a Young Style Jeans.
Além de experiência e do conhecimento técnico, a empresa tem o DNA mineiro do jeans, o que envolve o know-how do conforto superior, da matéria-prima à lavagem, do corte ao acabamento, do tratamento correto do meio ambiente à humanização com a equipe. Com um Centro de Distribuição (CD) localizado na capital mineira, a companhia emprega 120 funcionários diretos, 600 indiretos e conta com uma equipe de representantes de vendas por todo o país. Outro ponto forte da é a parceria com cerca de 30 fornecedores fixos que prestam serviços desde a fundação da fábrica.
Números expressivos
Desde que passou a fabricar o jeans Lee há cinco anos, a empresa tem registrado um crescimento acelerado nas vendas, na ordem de 30% ao ano. Isso tudo praticamente só utilizando a marca Lee, que segue muito forte e conhecida pelo público. No total, a companhia produz mais de 50 mil peças/mês da grife Lee e 2 milhões e 500 mil peças de jeans por ano.
O Grupo acredita que há muito espaço para crescer. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência sobre o jeanswear no Brasil, 46% dos brasileiros vestem jeans; que o uso diário é maior entre os jovens; e que suas vantagens estão o conforto para o lazer (51%) ou para trabalhar (49%). O segundo benefício mais importante é a sua praticidade (21%) e o caimento no corpo (19%). Na média, segundo o Ibope, os consumidores compram sete peças de jeans por ano, com destaque para a calça (85%).
Assim, a meta da empresa é expandir suas operações, seja adquirindo ou licenciando empresas do segmento jeans ou de marcas regionais. Para o futuro, a empresa tem planos de abrir lojas físicas da marca Lee. Atualmente, tanto Lee quanto Young Style chegam aos consumidores por meio do e-commerce e por representantes que possuem lojas multimarcas espalhadas Brasil afora.