PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Mulheres na liderança: Cielo alcança 30% de mulheres em cargos na alta administração

Com indicações recentes de duas mulheres para o Conselho de Administração da companhia, a Cielo alcançou o percentual de 30% de participação feminina em cargos na alta administração – que incluem cadeiras na diretoria executiva e no conselho de administração.

LEIA TAMBÉM: PRODUTIVIDADE: 8 vantagens da cultura ágil para as corporações

O patamar da companhia está acima da média apurada em um levantamento realizado em fevereiro pela plataforma de informações financeiras Trademap. A pesquisa mostrou que, em média, empresas brasileiras do setor financeiro listadas na Bolsa têm 14,6% do efetivo da alta administração formados por mulheres.

Nos últimos meses, aumentou a participação feminina tanto na Diretoria Executiva quanto no Conselho de Administração da Cielo. Na diretoria, por exemplo, há três mulheres no universo de oito integrantes (37,5%), com as chegadas de Louangela Bianchini e Patrícia Coimbra.

No conselho, as indicações de Carla Nesi e Marisa Reghini Mattos elevaram o patamar de participação para 25% (três mulheres entre 12 membros). Segundo um estudo da Deloitte publicado em 2022, a média de mulheres nos conselhos de administração de empresas financeiras mundo afora é de 19,7%. No Brasil, a média geral é de 10,4%, mas o setor financeiro, do qual a Cielo faz parte, tem percentual de 9,8%. 

Quem é quem no Conselho de Administração

Regina Nunes – Formada em administração de empresas, é fundadora e sócia da RNA Capital. Teve passagens pela S&P, Citibank e Chase Manhattan. Está no Conselho de Administração desde 2022.

Carla Nesi – Formada em ciências econômicas, possui MBA em marketing. É vice-presidente de negócios de varejo do Banco do Brasil. Integra o conselho desde o início de junho.

Marisa Reghini Mattos – Formada em sistemas de informação, possui MBA em engenharia de software e governança de TI. Ocupa a vice-presidência de tecnologia do Banco do Brasil e está no Conselho de Administração da Cielo desde o início de junho.

Quem é quem na Diretoria Executiva

Renata Daltro – Vice-presidente de grandes contas desde 2020, Renata está há 13 anos na Cielo e tem mais de 25 anos de experiência na indústria de serviços financeiros.

Louangela Bianchini – Vice-presidente jurídica e de relações governamentais, Louangela tem mais de 30 anos de atuação na área jurídica e vasta experiência com questões regulatórias nos setores financeiro, de telecomunicações e de energia. Recentemente, foi nomeada como umas executivas jurídicas de destaque no país na lista GC Powerlist: Brazil 2023, prêmio da publicação “The Legal 500”.

Patrícia Coimbra – Vice-presidente de gente, gestão e performance desde abril. Tem ampla experiência executiva em segmentos como energia, bens de consumo, telecomunicações e seguros, tanto em empresas nacionais como multinacionais.

Outras áreas

Ao analisar os cargos de liderança em outras áreas da Cielo, 38% são mulheres. A companhia tem como meta atingir 42% de participação feminina na liderança geral até 2025. Considerando o quadro de colaboradores da Cielo – excluindo as lideranças –, 39% são mulheres. A meta para 2025 é atingir 45%.

Deixe um comentário