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New year, new you: saiba como a comunicação impacta na realização de objetivos pessoas e profissionais

Especialista dá dicas de como se comunicar melhor e alcançar os objetivos profissionais e pessoais usando os 7 C’s da comunicação.

A comunicação é uma das habilidades comportamentais mais relevantes de serem desenvolvidas, seja na vida particular, seja na profissional. Segundo dados do State of Business Communication Report, realizado em 2020, 60% dos profissionais entrevistados afirmaram ter pelo menos uma vez ao mês, problemas no trabalho relacionados à comunicação, já 74% dos profissionais que responderam ao questionário do Communication Statistics 2020, afirmam que trocaram de empresa devido a uma comunicação desorganizada.

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Para a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz é essencial para o crescimento pessoal e profissional, sendo que ela se divide em duas vertentes importantes. “Seja na vida pessoal, seja na profissional, é importante termos uma comunicação eficiente para evitar mal-entendidos e problemas. Ao estabelecermos uma mensagem clara, conseguimos expor nosso ponto de vista e intenções, o que facilita os relacionamentos em todos os âmbitos. Para que isso ocorra é importante desenvolver as duas vertentes da comunicação: a interpessoal e a intrapessoal”, conta a coach.

Daniella explica que a comunicação interpessoal é aquela que consiste em possibilitar a troca de informações verbais e não-verbais entre duas ou mais pessoas. “São os comportamentos usados para transmitir uma mensagem, como a fala, os gestos e expressões. Ela pode acontecer por meio de canais diversos como mensagens ou mesmo uma conversa. Uma vez que se tem domínio dessa habilidade, é possível ter uma comunicação clara e assertiva, o que possibilita a construção de relacionamentos, o entendimento de pontos de vista, a expressão de ideias complexas e o trabalho em equipe”.

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A comunicação intrapessoal é o contrário, sendo formada pela troca de informações que a pessoa tem consigo mesma. “É a famosa voz interior, formada pelos diálogos que a pessoa constrói com ela mesma ao refletir sobre determinado assunto ou ao tomar alguma decisão. É formada por meio dos pensamentos e está diretamente ligada à inteligência emocional e às capacidades analíticas. Neste caso o autoconhecimento é fundamental, pois uma vez que a pessoa entende os seus sentimentos e vontades, ela pode desenvolver a capacidade de controlá-los e de se expressar com intencionalidade”, conta.

7 C’s para aplicar em sua comunicação

Daniella conta que uma dica fácil para se comunicar de maneira mais efetiva é transmitir a sua mensagem seguindo os 7 C’s da comunicação. Confira quais são eles:

  • Clareza: entenda qual é o propósito da sua comunicação ou mensagem e foque em oferecer frases objetivas sem muitas ideias misturadas. “Sentidos escondidos, podem prejudicar a mensagem que a pessoa quer passar”.
  • Concisa: seja breve e se mantenha dentro do assunto. “Ninguém quer ler e nem ouvir mais do que o necessário. Se a sua mensagem pode ser passada em duas linhas, faça isso”.
  • Concreta: quando a mensagem é concreta, os interlocutores conseguem ter uma imagem clara do que está sendo comunicado. “Incluir detalhes importantes e fatos ocorridos ajuda no entendimento. Sempre com foco na mensagem principal”.
  • Correta: adapte a linguagem ao interlocutor, passando uma mensagem assertiva e simplificada. “É fundamental ter cuidado com a gramática e com a ortografia quando a mensagem é escrita. Ao falar, evite palavras difíceis e com duplo sentido”.
  • Coerente: tenha certeza de que a sua comunicação é lógica e coerente e que todos os pontos tratados sejam relevantes ao assunto principal e tenham conexão. “O tom escolhido para a mensagem também é fundamental e deve ser consistente com o assunto abordado”.
  • Completa: uma mensagem completa, com todos os detalhes informados, reduz os desentendimentos e agiliza a compreensão. “Passe todas as informações necessárias, como local, data, horário e assegure que todos tenham entendido. Abra espaço para dúvidas e fique disponível caso alguém precise de auxílio no entendimento de algo”.
  • Cortês: seja amigável, aberto e honesto, sem insultos escondidos e tons passivo-agressivo. “Tenha empatia e se coloque no lugar de quem ouve/lê. Seja compreensivo com as necessidades de cada um dos interlocutores”.

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