PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Outsourcing: conheça a tendência para ampliar lucros nos negócios em 2023

Uma pesquisa do instituto britânico YouGov mostra que, aproximadamente, 48% das empresas no mundo estão optando por terceirizar (outsourcing), principalmente devido à falta de talentos em seus respectivos mercados. O significado outsourcing é “fonte externa” e, na prática, quer dizer: entregar um ou mais serviços para quem é especialista, uma vez que o assunto não é de domínio da empresa. O objetivo da ação: aumentar a qualidade do produto ou do serviço oferecido e, principalmente, reduzir a margem de erros, retrabalho e, claro, os custos.

E, por falar em gastos, todo empresário sabe que os dispêndios com TI são altos. Isso sem contar a falta de profissionais no mercado. De acordo com a Deloitte, 70% dos negócios pensarão em outsourcing, com soluções que vão desde gestão de ativos até treinamento aos usuários, locação de equipamentos, suporte técnico ou manutenção.

Vantagens do outsourcing

“O outsourcing é considerado um investimento estratégico. E uma vez que estamos vivendo em tempos que exigem eficiência na gestão de custos, com análise pormenorizada de todos os dispêndios, soluções desse tipo promovem uma melhor saúde financeira para a organização”, explica Frederico Sieck, CEO da startup Koud, especializada em alocar profissionais e treiná-los em recrutamento técnico.

Importante ressaltar que a popularidade do outsourcing teve seu boom na pandemia de Covid-19, quando muitas empresas foram forçadas a “ir para a nuvem” e, por isso, tiveram que terceirizar muitas das suas funções. Nesse sentido, a estimativa da Bloomberg é que esse segmento atinja um valor de mercado de US$ 620 bilhões até 2032.

Deixe um comentário