PODER EVENTOS

SP-Arte: mobiliário, tendências e outros destaques do evento

A maior feira de arte da América Latina aconteceu de 29 de março a 02 de abril em São Paulo e destacou ainda mais o design brasileiro

Desde 2005 a SP-Arte fomenta o intercâmbio artístico entre regiões brasileiras e o mercado internacional, inserindo o país no circuito global das feiras de arte e design. Na arte, a reunião de galerias de vários países, com obras integrantes do mercado primário e secundário, e artistas de diferentes nacionalidades, tornam o momento único aos brasileiros colecionadores e admiradores deste universo.

No design, entre lançamentos e reedições, o mobiliário e as peças são criados para a exposição na SP-Arte, tamanha a importância que vem se consolidando no setor.

LEIA TAMBÉM: Especialistas indicam 3 tendências para decoração de ambientes em 2023

Os materiais estão cada vez mais conectados à natureza e a responsabilidade em preservá-la faz parte dos manifestos em cada designer e marca que destacam seus produtos. As gerações se encontram nas criações e quem agradece é o mercado, que se organiza com sofisticada beleza.

Lançamentos

Espelho de Leandro Garcia (Foto: Ricardo Perini)

Leandro Garcia, arquiteto e designer, paulistano, mas residente em Curitiba/PR, lançou a coleção Aro, composta por vinte elementos derivados de cinco diâmetros e quatro acabamentos, que é organizada em quatro famílias: espelhos de parede, espelhos longos de parede, espelhos de mesa e bandejas. 

Obra de Leandro Garcia (Foto: Ricardo Perini)

E também assina a edição limitada em 10 peças, criada especialmente para a SP-Arte 2023, a Cadeira Sólida, que procura o mínimo de desperdício em seu processo fabril, evidenciando e expondo pequenas peças de espécies de madeira tauari, cumaru e imbuia, de diferentes seções, que se agrupam para reconstruir o tronco da árvore, sólido, denso e robusto, em forma de cadeira.

 

Cadeira de Leandro Garcia (Foto: Ricardo Perini)

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Casa: Apartamento Setembro

Celebrações

Costanza Pascolato e Etel Carmona (Foto: Divulgação/ETEL)

Por outro lado e comemorativo em 30 anos, a ETEL apresentou “Histórias Entrelaçadas – 30 anos da Coleção ETEL” na SP-Arte 2023, em lançamentos que recontam a trajetória e pilares da marca que participa ativamente da história do design brasileiro.

Exposição de 150 modelos de peças icônicas da Coleção ETEL (Foto: divulgação/ETEL)

Para conter tantas histórias dentro de histórias, o projeto expositivo assinado pelo estúdio milanês SUPERLUNA STUDIO, tem como ponto de partida uma caixa branca que destaca a preciosidade dos 150 modelos de peças icônicas da Coleção ETEL expostos no stand, desenhados do início do século XX até os dias atuais.

150 modelos de peças icônicas da Coleção ETEL (Foto: divulgação/ETEL)

E como gran finale – O lançamento de um novo designer para a coleção: Percival Lafer, arquiteto por formação e designer por profissão, que deixou uma marca indelével no setor de móveis no Brasil, tendo agora suas primeiras peças reeditadas pela ETEL e em exibição na SP-Arte 2023.

LEIA TAMBÉM: A arte caminha comigo

Sandra Kanayama, Lissa Carmona, Percival Lafer e Adriano Tadeu Barbosa. (Foto: Divulgação/ETEL)

Pra quem trabalha no setor, como nós, poder encontrar tamanhas referências em galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, juntas no histórico Pavilhão da Bienal SP, é fundamental para que consigamos fazer uma curadoria cada vez maior em nossos projetos e levar ainda mais conhecimento e cultura ao nosso mercado.

 

Deixe um comentário