CONVITE: vinícola espanhola e Nomaa Hotel realizam jantar em Curitiba
Um saboroso encontro entre os vinhos da vinícola espanhola Chozas Carrascal e a gastronomia do restaurante Nômade, do hotel Nomaa, acontece num jantar harmonizado no dia 12 de julho, às 19h30. O chef Luan Honorato criou um menu especial com quatro tempos para combinar com quatro rótulos diferentes. O preço é de R$ 350 por pessoa e as reservas devem ser feitas antecipadamente, pelo (41) 97403-9438.
LEIA TAMBÉM: EXPERIMENTE! Recomendamos 3 espumantes premium da Henkell Freixenet
A apresentação dos vinhos será feita pela sommelière Ana Carla Wingert de Moraes, da GastroRosé.
O menu da noite
A jornada gastronômica inicia com dois preparos com ostras. São eles: ostras na brasa e limão e ostras frescas, maracujá e mel Saiqui (produzido pelas abelhas de mesmo nome).
Para combinar, as taças recebem o espumante Cava Chozas Carrascal Brut Nature. Elaborado com uvas Macabeo e Chardonnay, equilibra intensidade com toques frutados. O líquido passou dois meses repousando em barricas de segundo uso de carvalho francês.
A entrada traz: brócolis tostados, stracciatella, laranja e picles de vegetais, acompanhados pelo vinho branco Prélude – Domaine de Montahuc. Este vinho é elaborado pelo projeto que a Chozas Carracal tem na França, o Domaine de Montahuc, localizado na região de Saint-Jean-de-Minervois, em Narbone. Utiliza 100% de uvas moscatel, resultado num vinho muito aromático e equilibrado, com a classe dos bons franceses – ideal para quem acha que não gosta de moscatel.
O prato principal será o arroz de costela de porco com linguiça de camarão e azeite de coentro, que vem harmonizado com o tinto Las Ocho. Um dos ícones da Chozas, traz oito castas em sua composição (por isso o nome Las Ocho, ou “as oito”): Bobal, Monastrell, Garnacha Tinta, Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Merlot. Ostenta a classificação Vinos de Pago e passa por um envelhecimento cuidadoso: 14 meses em barricas de carvalho francês e 12 meses na garrafa. Tem taninos maduros, mineralidade sutil e um sabor espetacular.
Para fechar a noite, a sobremesa traz mousse de iogurte, castanhas, frutas amarelas e mel de laranjeira. O vinho escolhido para harmonizar é o vinho de sobremesa Domaine Perna Batut, outra produção que a Chozas Carrascal realiza em solo francês. Naturalmente doce, é produzido com moscatel na região de Saint Jean de Minervois. Na boca revela untuosidade e dulçor agradável, notas de damasco e mel, acentos cítricos e uma surpreendente acidez que equilibra todo o conjunto.
Conheça a boutique vinícola Chozas Carrascal
A vinícola Chozas Carrascal é uma iniciativa familiar, que iniciou sua história em 1990, estudando solo e meio ambiente por dois anos para implantar suas vinhas de cultivo sustentável. A propriedade está localizada na região de Utiel-Requena, a 70 quilômetros de Valência. Apesar de estar perto do litoral, fica em terras altas, perto de 900 metros acima do nível do mar, o que dá aos seus vinhos um diferenciado caráter mediterrâneo de altitude.
Certificada como vinícola ecológica, a Chozas também possui o certificado de Vinos de Pago, a mais alta qualificação dos vinhos espanhóis. Para isso adota cuidados como colheita manual, baixa produção por hectare e outros cuidados que garantem produtos excepcionais.
Serviço
Quando: 12 de julho, 19h30
Onde: Restaurante Nômade, no Nomaa Hotel (Rua Gutemberg, 168 – Batel, Curitiba – PR)
Reservas: (41) 97403-9438
Quanto: R$ 350 por pessoa