“Perfume do século”, Chanel nº5 completa 100 anos
O perfume Chanel nº5 é a fragrância mais conhecida da história da moda. Entre as celebridades, Marilyn Monroe confessou que utilizava “cinco gotas” do perfume para dormir, em uma célebre entrevista de 1952. A declaração se fixou na memória, assim como a fragrância que celebrou 100 anos de lançamento neste mês de maio.
Com uma narrativa fascinante, a estilista Gabrielle Chanel, apelidada de Coco, tinha a ambição – além do mundo da moda – de lançar uma fragrância que fosse adequada à mulher moderna, que vinha ganhando cada vez mais espaço na conservadora sociedade europeia. Para construir o perfume ideal, com notas limpas e refrescantes, que remetessem a seu tempo de vida rural, Coco procurou o perfumista Ernest Beaux.
Após aceitar o desafio e trabalhar por meses no desenvolvimento da fragrância, Beaux, apresentou um conjunto de frascos numerados do 1 ao 24. Ao escolher a garrafa com o número 5, Chanel teria decidido: “Apresento minhas coleções no dia 5 de maio, quinto dia do quinto mês do ano; vou deixar esse número trazer sorte para ele ”. Sem dúvida, o sucesso do perfume foi enorme – sendo considerado, inclusive, a fragrância do século.
“O seu nome, o seu aroma e as linhas radicais do frasco contribuíram para tornar este um ícone dos chamados anos loucos (na França). Com um simples número, alusivo à amostra escolhida (para fazer o perfume) Chanel rompeu com as tendências e entrou na abstração”, avalia Julie Deydier, encarregada do patrimônio da empresa.
Nas décadas seguintes, filmes e atrizes ajudaram a perpetuar a lendária fragrância que continua sendo um dos perfumes mais vendidos do mundo. Símbolos e celebridades, como a atriz Catherine Deneuve e a modelo Gisele Bündchen foram os rostos de Chanel Nº 5.
A grandiosidade do perfume se tornou tão relevante que autores, pesquisadores e jornalistas publicaram sobre a história e curiosidades do Chanel Nº5. O livro O segredo do Chanel nº 5: A história íntima do perfume mais famoso do mundo, da historiadora cultural Tilar J. Mazzeo conta sobre a simbologia de sensualidade e sofisticação em torno da fragrância. Em The Perfume of a Century, a jornalista Chiara Pasqualetti Johnson celebra o centésimo aniversário do perfume com fotografias e ilustrações.
Filme produzido em comemoração aos 100 anos do Chanel nº5