FASHION

PELE: Saiba como acabar com a queratose pilar

Apesar de não representar riscos reais à pele, doença costuma incomodar esteticamente

A sensação de sentir a pele áspera, cheia de bolinhas e ressecada. Você já sentiu? E sabe o que é? Ela se caracteriza como a queratose pilar, também conhecida como “pele de galinha”!

Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, a queratose pilar se caracteriza pelo ressecamento da pele, além das pequenas bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas que aparecem nos orifícios dos pelos e deixam a pele com um aspecto áspero, semelhante ao de uma lixa.

“Ela é causada pelo acúmulo de queratina na pele, a doença é muito comum, principalmente entre crianças e adolescentes, e é muitas vezes confundida com acne ou foliculite”, explica.

Segundo a especialista, os médicos ainda não conhecem a totalidade das causas do problema, mas sabe-se que tem relação com a condição genética e que pode ser agravada por outros problemas.

Por ser uma condição majoritariamente genética, a queratose pilar não pode ser prevenida totalmente, mas pode ser controlada através de algumas medidas, como sugere a dermatologista:

“A exposição ao sol, por períodos curtos e com a devida proteção do filtro solar, pode ajudar a amenizar o quadro; evite usar roupas apertadas, pois o atrito constante tende a piorar a doença; mantenha a pele hidratada com cremes à base de ureia e evite banhos muito quentes”, diz.

Em condições mais graves, segundo a dermatologista, tratamentos como a microdermoabrasão e os peelings químicos podem ser indicados.

A dermatologista conclui que, na dúvida, o melhor é consultar com um profissional, pois assim ele saberá diagnosticar o problema da forma correta e indicar qual o tratamento mais eficiente para a gravidade do caso.

Deixe um comentário