PROTETOR SOLAR: Pesquisa afirma que o produto protege, também, os vasos sanguíneos - TOPVIEW

PROTETOR SOLAR: Pesquisa afirma que o produto protege também os vasos sanguíneos

Usar o filtro solar diariamente é ainda mais importante àqueles que passam muito tempo participando de atividades ao ar livre

Compartilhe

O uso do protetor solar devia ser regra na vida das pessoas! Mas muitas nem sabem da importância do uso desse produto, utilizando só em momentos de muito sol e calor, como na praia ou na piscina.

LEIA TAMBÉM: Saiba como melhorar a saúde da pele no verão

Porém, um estudo publicado no final de 2018 garante que o protetor solar pode proteger também os vasos sanguíneos!

“Estudos anteriores já mostraram que a radiação ultravioleta influencia o comportamento dos vasos sanguíneos da pele. Especificamente, ela reduz o nível de vasodilatação mediado pelo óxido nítrico. Entre outros papéis, o óxido nítrico funciona como um vasodilatador, o que significa que desencadeia relaxamento nos músculos lisos ao redor dos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita.

De acordo com a angiologista, a vasodilatação na pele desempenha um papel vital ao permitir que o corpo mantenha sua temperatura e responda ao estresse pelo calor.

“Se o corpo está superaquecendo, o óxido nítrico entra em cena, produz vasodilatação na pele, o que aumenta o fluxo sanguíneo e, portanto, a perda de calor através da pele”, explica.

Sabendo desses efeitos, os pesquisadores do Pennsylvania State University investigaram como o uso de filtro solar pode influenciar a relação entre radiação ultravioleta e vasodilatação. Os participantes do estudo tiveram os braços expostos à radiação ultravioleta, enquanto o outro braço serviu como controle. 

O estudo demonstrou que radiação ultravioleta impediu o óxido nítrico de desencadear o relaxamento dos músculos nos vasos sanguíneos, reduzindo assim a capacidade do corpo de se resfriar. “Por outro lado, as áreas de filtro solar não mostraram redução na vasodilatação associada ao óxido nítrico”, completa a médica.

“Para aqueles que passam muito tempo trabalhando, se exercitando ou participando de outras atividades ao ar livre, o uso de filtro solar pode proteger não apenas o câncer de pele, mas também a redução da função vascular da pele”, diz ela.

“Independentemente de outros estudos replicarem suas descobertas, o uso de filtro solar orientado pelo dermatologista de acordo com seu tipo de pele ainda é fundamental”, finaliza Aline.

In this article

Join the Conversation