Paris Fashion Week 2023: curitibana Rafaelle Ruhle lista as principais tendências da semana de moda
A Paris Fashion Week é um dos eventos mais badalados do universo da moda e, neste ano de 2023, não foi diferente. Durante os dias 27 de fevereiro e 07 de março, a cidade da luz foi palco dos desfiles mais aguardados das principais grifes e marcas mundiais, as quais apresentaram suas coleções para a temporada seguinte.
LEIA TAMBÉM: Paris Fashion Week 2023: veja o desfile de Saint Laurent em 50 fotos
Referências em termos de tendências, elas ditam o que será visto nas vitrines nos próximos meses. A Paris Fashion Week é um momento importante para a indústria da moda, por ser o espaço em que designers, estilistas, compradores, imprensa e celebridades se reúnem para ver as novas coleções e discutir tendências.
CONFIRA: Moda em 2023: Andrea Gappmayer mostra as principais tendências para o próximo ano
Considerada uma das mais importantes semanas de moda do mundo, juntamente com as outras grandes semanas de moda, como a Semana de Moda de Nova York, a Semana de Moda de Londres e a Semana de Moda de Milão, a Paris Fashion Week tem uma história rica e influente.
Ver essa foto no Instagram
Criada em 1973, já teve como público personalidades icônicas da moda, como Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior. Desde então, tem sido responsável por lançar novos talentos, apresentar inovações tecnológicas na moda e reforçar a posição da cidade de Paris como um centro importante da moda mundial.
VEJA TAMBÉM: Back to 70s: 5 tendências dos anos 70 que nunca saem de moda
Por essas razões, a Paris Fashion Week é vista como uma plataforma crucial para a indústria e que pode impactar o mundo e o estilo de vida de diferentes culturas. Para falar sobre as principais tendências do evento, a TOPVIEW conversou com a influenciadora digital, Rafaelle Ruhle, que garantiu presença nos principais desfiles da edição deste ano.
Como foi a experiência de estar presente na Paris Fashion Week deste ano?
Foi simplesmente incrível. A energia que paira no ar durante a semana da moda é sempre será uma experiência inédita! A cidade respira moda e tudo gira em torno das principais grifes. Poder ver as combinações de perto e em primeira mão, conversar com os designers e observar as tendências surgindo em tempo real foi uma experiência única.
Falando sobre as tendências que surgiram durante a semana, o que mais te marcou?
As flores que invadiram as passarelas da Paris Fashion Week 2023. Peças com estampas florais, tanto em tamanho grande quanto em versões menores, foram apresentadas por diversas marcas. E, claro, destaque especial para a Camélia, da Chanel. O resgate histórico da flor icônica introduzida por Gabrielle Chanel na década de 1920 veio com tudo, em diferentes contextos.
Estilizada, com pétalas planas e semelhantes a um leque, que é geralmente feita em seda, couro ou metal, a flor aparece em diversas cores e tamanhos, dependendo da coleção e da peça específica. Sempre foi e continuará sendo um símbolo da elegância e do luxo francês.
E as maxi flores?
São um charme a parte! Elas já vinham sendo vistas em diversas passarelas de moda e em coleções de marcas renomadas, como Dolce & Gabbana, Valentino, Gucci e Zimmermann, e agora ficou claro que vieram para ficar.
As maxi flores são uma tendência que remete à estética vintage e romântica, mas também podem ser usadas de forma mais ousada e moderna. Elas podem ser combinadas com peças básicas para criar um visual equilibrado e elegante, ou com outras estampas florais para um look mais arrojado.
Quais tons foram predominantes?
A combinação dos tons preto e branco foi algo marcante. A retomada de uma das mais clássicas e atemporais tendências de moda imperou nas passarelas. Desde os anos 60, com a popularização do estilo minimalista, o preto e branco tem sido uma das combinações mais usadas e a Paris Fashion Week mostrou que ele continua a ser uma das escolhas mais elegantes e sofisticadas até hoje.
A combinação preto e branco pode ser usada em diferentes estilos e ocasiões, desde eventos formais até looks mais casuais e despojados e em diferentes estações do ano. Será algo de fácil aplicabilidade na rotina do dia a dia.
Para além do básico dos tons, o metal e o brilho apareceram em quais proporções?
Em todas possíveis! As grifes mundiais têm usado o brilho de maneiras criativas e inovadoras, combinando-o com outros elementos como transparências, texturas, estampas e recortes. Isso ajuda a criar roupas com personalidade e estilo próprio. Na PFW ele pode ser visto em diferentes tipos de tecidos, como o lurex, o paetê, o lamê e o tecido metalizado, por exemplo.
Qual sua aposta para a primeira tendência das passarelas vista nas ruas?
Acredito que a alfaiataria. Marcas como Saint Laurent trouxeram coleções completas, unindo o simples ao sofisticado com uma alfaiataria repaginada de maneira feminina e elegante. A alfaiataria oversized contrastando com looks mais fluidos compostos por saias e blusas de cetim mostra que a feminilidade e o belo estão de volta. Foi um prazer ver de pertinho, e até vestir algumas peças, de roupas com cortes precisos, acamamentos e caimentos impecáveis.
Por: Redação TOPVIEW com colaboração especial da jornalista Julia Nascimento.