FASHION MODA

Paris Fashion Week 2023: veja o desfile de Saint Laurent em 50 fotos

Em vez de escolher uma personificação específica da mulher Saint Laurent, para a coleção de inverno 2023 da casa, Anthony Vaccarello destilou a essência do estilo clássico de Saint Laurent – uma potente mistura de precisão, emoção e reticência – e combinou-o com seus próprios códigos para uma tomada severamente reconfigurada, refletindo o momento atual, em uma estética familiar: o tailleur-jupe.

A precisão pode ser encontrada na linha de ombro marcada de um novo e ousado blazer. Tudo começa com este gesto, o tecido dita o resto. Criando uma fricção sedutora, a jaqueta estruturada é justaposta com uma camada fluida de tecido, um lenço característico que pode se fundir com o laço de uma blusa ou estender-se como uma estola.

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que é Alta-Costura? 

A emoção está presente na efetiva dissolução da exclusividade generificada, como itens clássicos como o blazer, mas também um bomber de couro e uma regata de corte acentuado são perfeitamente incorporados ao guarda-roupa de uma mulher. Da mesma forma, motivos tradicionalmente associados à alfaiataria masculina – risca de giz, tartans e glen plaids – assumem uma feminilidade oportuna graças a uma leveza impressionante.

A reticência é evidente no jogo alternado de transparentes e opacos, emanando de peças recorrentes em chiffon, crepe-de-chine e mousseline, além de meias transparentes. A mulher Saint Laurent expõe seu corpo quando ela deseja e esconde-o se lhe apetecer.

Juntos, esses elementos criam a silhueta principal, composta por um blazer confiante combinado com uma saia lápis fina, um visual atemporal que adquire um novo significado através da lente de detalhes refinados, uma materialidade luxuosa e uma abordagem simplificada que elimina ornamentos supérfluos para transpor um uniforme clássico de Saint Laurent para o presente. Em uma veia de conforto moderno, os looks noturnos são ancorados com calças justas de caxemira.

O local é inspirado no salão de festas do Hotel Intercontinental, onde a grife apresentou toda a sua Alta Costura coleções entre 1975 e 2001. Tornando a referência novamente relevante, Vaccarello pegou os símbolos daquela opulenta período – impressionantes lustres de bronze e uma passarela de formato único – e os inseriu em um ambiente radicalmente contemporâneo em estilo de caixa preta.

Deixe um comentário