FASHION MODA

Fashion Fever: 5 tendências de moda do filme da Barbie

Muito além do rosa: listamos outras tendências fashion no filme do ano

A Barbie tem um dos guarda-roupas mais desejados do mundo! E é claro que o primeiro live action da boneca traria diversas tendências de moda para os espectadores! Sejam tendências que já estavam nas vitrines desde o ano passado, como o Barbiecore, ou estilos que sempre dão um jeito de aparecer tanto nas passarelas quando nas lojas, como a estética Camp, com roupas extravagantes.

LEIA TAMBÉM: Barbie: tudo o que rolou na Première do filme do ano em Curitiba

O figurino do longa-metragem da boneca mais famosa do mundo é assinado por Jacqueline Durran, que já acompanha a diretora Greta Gerwig desde Adoráveis Mulheres (2019). A figurinista já foi indicada cinco vezes à categoria de “Melhor Figurino” do Oscar, e possui o total de duas estatuetas. 

Seria natural que Barbie (2023) tivesse uma ligação direta com a moda, ainda mais que a própria boneca é um ícone fashion. Listamos cinco das tendências de moda presentes no filme!

CONFIRA: Barbie hair! 5 inspirações do filme para o seu cabelo!

5 tendências de moda do filme da Barbie

Barbiecore

(Foto: Warner Bros Pictures)

O Barbiecore é uma tendência que faz parte da moda cíclica, já que essa onda cor-de-rosa apareceu no início dos anos 2000. Esse estilo nada mais é do que a presença massiva da cor rosa em todas as suas tonalidades possíveis, seja em roupas, em acessórios, em sapatos e até mesmo em itens de decoração. 

(Foto: Warner Bros Pictures)

A tendência também é ligada ao estilo Y2K, tendência referente à moda do início do século XXI, e ao Bimbocore, com itens também rosas, mas com muito brilho. A volta significativa do Barbiecore veio com a coleção de Outono – Inverno 2022-23 da Maison Valentino. 

No filme e nas salas de cinemas é inegável a presença dos mais variados tons de rosa.

Camp

(Foto: Warner Bros Pictures)

A estética Camp é inspirada no verbo francês “se camper”, que pode ser traduzido como “fazer uma pose exagerada”, e emerge da decadência da corte francesa durante o reinado de Luís XIV. Já no mundo da moda, o Camp é voltado ao brega, extravagante, artificial e até teatral.  

(Foto: Warner Bros Pictures)

Mesmo que a estética não seja muito comercializada, muitos itens fashion acabam sendo inspirados por ela, como acessórios grandes – brincos extravagantes e coloridos – e sapatos plataforma. 

VEJA TAMBÉM: She’s everything! estreia de “Barbie” leva mais de 1,2 milhões de brasileiros aos cinemas

Disco

(Foto: Warner Bros Pictures)

A estética Disco que já vem ressurgindo com as calças de boca de sino e roupas esvoaçantes, bem típicas dos anos 1970 e das discotecas também estiveram presentes no filme.

Essa tendência está bem presente no longa na cena da festa da casa da Barbie, na qual todas as bonecas e os Kens se reúnem para festejar (o momento também apareceu em diversos trailers do filme). O brilho e a cor dourada também foram coadjuvantes nesses figurinos. 

Preppy

(Foto: Warner Bros Pictures)

O estilo Preppy, popularmente conhecido também como o estilo “Mauricinho”, é composto de peças esportivas que lembram as roupas dos anos 1950 e 1960.

(Foto: Warner Bros Pictures)

A Barbielândia é inteiramente recheada de referências das épocas e seus fazem jus ao estilo. Essa estética possibilitou a reprodução do primeiro e icônico maio preto e branco da Barbie, e  todos os looks das Barbies e Kens nos primeiros minutos do longa. 

A Marca Channel disponibilizou e ajustou diversas peças que funcionariam para o filme, ainda mais que Margot Robbie, que atua como a “Barbie Estereotipada”, é embaixadora da marca. 

CONFIRA: Você pode ser tudo que quiser! Barbie está gerando um “boom” no mercado de estética e beleza

80’s core

(Foto: Warner Bros Pictures)

Outra década que se faz presente no filme e que sua estética fashion vem sendo replicada na moda é a década de 1980. O sportwear, o neon e o jeans bem típicos da época fazem parte do figurino do longa. 

(Foto: Warner Bros Pictures)

*Estagiária sob supervisão da jornalista Brenda Iung

Deixe um comentário