CAMPANA + NC
Conhecidos por explorarem diversos nichos, os Irmãos Campana partem – mais uma vez – para o universo da moda. Os designers, que já fizeram cenografia para o São Paulo Fashion Week e para desfiles da Fórum, agora lançam uma coleção de bolsas feitas de madeira, bambu e tecido de abacaxi com o projeto NC Made In Italy, que se dedica a trazer itens exclusivos por meio de colaborações.
Humberto e Fernando Campana trabalham juntos há 35 anos. Desde o início, a dupla preza por duas características primordiais em suas obras: personalidade e exclusividade. Seja na arquitetura, mobiliário ou na moda, os irmãos valorizam a produção artesanal e sustentável. “Nós nunca nos norteamos por tendências. Desde o início propusemos uma postura de trabalho onde buscamos respeitar o meio ambiente e valorizar o trabalho artesanal, e técnicas manuais em vias de desaparecimento, tanto brasileiras como estrangeiras, independentemente do que acontece no mercado”, contam eles.
Nomeadas de Wanda e Raízes, as bolsas foram resultado de mais de dois anos de pesquisa de materiais e desenvolvimento de protótipos. Segundo Consuelo Cornelsen, empresária e co-fundadora do NC, eles estavam em busca de algo diferente. “Fui colhendo materiais e levando para o Humberto, então no primeiro ano fui bastante para a Itália. Até que chegamos ao primeiro protótipo, que chegou perto do modelo que eles queriam”, pontua.
Depois de algumas experiências com artesãos italianos, a NC e os Irmãos Campana encontraram o artesão de parma Giuliano Girali, que já produziu peças para grifes como Gucci, Chanel e Louis Vuitton. Com o protótipo aprovado e a parceria estabelecida, em 2019 o profissional começou a montar as primeiras peças. “Cada bolsa leva de 3 a 4 dias para ser feita, mas a produção é pequena. As bolsas são numeradas, exclusivas, assinadas. É uma edição super limitada. A gente começou lançando no Brasil e em março vai lançar na Europa”, conta Consuelo.
Produzida com couro ou piñatex (uma espécie de couro ecológico à base de fibras de folhas de abacaxi), a bolsa Wanda recebeu esse nome em homenagem à personagem do livro de Léopold Sacher-Masoch “A Vênus das Peles” (1870) onde ela participa de um jogo de poder e dominação com o protagonista, questionando os limites entre o amor e a obsessão, como contam os designers. Já a bolsa Raízes, uma referência direta aos elos do Brasil e suas raízes africanas, combina o couro ao Panno Casentino, um tradicional tecido de lã produzido na região da Toscana, na Itália.
A procura pelas peças é grande, mas não existem planos de levar a produção para a larga escala, segundo Consuelo. “Se produzirmos na fábrica vai perder todo o sentido do “fatto a mano” italiano. Hoje em dia tudo é feito pela China, então ter “Made In Italy” na etiqueta é um privilégio”.
Serviço
As bolsas estão disponíveis na Oslo Design
Onde: Rua Pará 875, Água Verde, Curitiba – PR
Telefone: 41 999518001