FASHION

A remodelagem do luxo

As quatro marcas que dão novos ares ao universo da moda

Uma das maiores transformações pela qual a moda de luxo passou, nos últimos anos, foi a ascensão do streetstyle. Virgil Abloh, fundador da Off White e um dos precursores do movimento, comparou o estilo ao momento em que Yves Saint Laurent iniciou o prêt-à-porter, ainda na década de 1960, como uma alternativa mais acessível e próxima das ruas, ao contrário da alta-costura. Houve, também, outras mudanças culturais importantes, que são refletidas, hoje, nas coleções apresentadas por grandes maisons ou novas marcas. Aqui, selecionamos as marcas que estão expandindo as noções de luxo.

BALENCIAGA

(Foto: divulgação l Balenciaga)

O que ficou conhecido como “tênis feio” rendeu muito além de burburinho para a casa espanhola: a marca arrecadou US$ 1 bilhão com a peça polêmica – cerca de 60% dos consumidores do modelo são millennials. Mais recentemente, Demna Gvasalia, o diretor criativo que repaginou a maison, colocou nas passarelas a camisa de futebol mais cara do mundo, desfilada na coleção Inverno/2020 e, em outra ocasião, modelos vestindo roupas comuns de escritório, com direito a crachás e tudo. A marca é uma das propulsoras do movimento ugly fashion, peças que são consideradas feias – e, ainda assim, conquistam todos os olhares.

GUCCI

Por mais que carregue uma história de quase 100 anos, a grife italiana conseguiu adaptar a tradição aos novos consumidores. Em grande parte, graças ao atual diretor criativo da casa, o estilista italiano Alessandro Michele. O que começou como um acidente, após a saída de Frida Giannini da marca, culminou em uma revolução na casa, em 2015. De lá para cá, conquistou a parceria de nomes que conversam diretamente com as novas gerações, como Harry Styles, Billie Eilish e Jared Leto. Neste ano, deu outro passo em direção ao futuro: investir em roupas de segunda mão.

JACQUEMUS

Talvez você tenha visto – ou ouvido falar sobre – as minibolsas por aí. A marca francesa lançou a tendência na coleção Le Chiquito e não demorou para virar febre e invadir os tapetes vermelhos. O que viralizou, também, foram os vídeos do desfile encantador realizado em um campo de lavanda em Valensole, em Provence. Com a elegância que é característica aos franceses, Jacquemus adiciona signos atuais e modernos às peças. O destaque fica por conta da comunicação, focada no Instagram e direcionada ao novo público hiperconectado. Um livro, que reúne mais de 300 fotos tiradas com o celular pelo diretor criativo da marca, Simon Porte Jacquemus, esgotou em menos de 24 horas.

OFF-WHITE 

(Foto: reprodução Vogue)

O mundo da moda muda o tempo todo, mas a adoração pela Off-White parece se manter intacta. É o que mostra o ranking Lyst Index Q1 2020, que lista as marcas mais desejadas do mundo – e o primeiro lugar, é claro, é da grife. Seu grande chamariz é o streetstyle, que foi incorporado, inclusive, por grandes maisons.
Isso se deve a um nome: Virgil Abloh, o designer de moda fundador da marca. Hoje, ele ocupa, também o cargo de diretor artístico de vestuário masculino da Louis Vuitton. O designer chegou a transformar um cinto industrial – que se assemelha a um cinto de segurança para operários, em artigo de luxo.

*Conteúdo originalmente publicado na edição #243 da revista TOPVIEW. 

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