ESTILO VIAGEM

Um mundo de vantagens exclusivas

Como Matthew Upchurch, visionário da indústria de viagens, levou a Virtuoso a se tornar a maior rede de viagens de luxo do mundo

Já imaginou viajar e ter experiências inigualáveis? Esse é o intuito da Virtuoso. A empresa tem como premissa conectar você aos melhores consultores de viagens do mundo, oferecendo momentos luxuosos e inesquecíveis. Liderada por Matthew Upchurch desde 1982, a empresa tornou-se a maior rede de viagens de luxo do mundo. Nesta edição, o CEO da Virtuoso é o meu convidado para um bate-papo exclusivo!

Como surgiu a ideia da Virtuoso?

Começamos em 1951 como uma cooperativa de agências de viagens focadas no luxo – cada uma de propriedade independente, mas trabalhando de forma conjunta para alcançar um objetivo em comum. Então, incorporamos parceiros preferenciais por meio da Percival Tours, com o entendimento de que um precisava do outro para ter sucesso. A empresa foi posteriormente chamada de API Travel Consultants antes de ser renomeada como Virtuoso, em janeiro de 2000. A partir daí, continuamos a crescer, com membros de agências de viagens e mais de 21 mil consultores de viagens em 54 países e mais de 2,3 mil empresas de viagens líderes como parceiros preferenciais. Apesar do nosso crescimento, nossa filosofia fundadora ainda é verdadeira hoje em dia: podemos alcançar mais trabalhando juntos para o benefício de todos. Em sua essência, a Virtuoso é uma comunidade de negócios que cria valor de forma conjunta. Isso culminou no reconhecimento de nossa marca pelo consumidor e levou à elevação da profissão de consultor de viagens.

Quais são os benefícios que a Virtuoso oferece aos players do mercado?

Um dos principais benefícios é a associação com a marca global da Virtuoso. Além disso, fazer parte da rede permite que agências com ideias semelhantes colaborem entre si e também com algumas das melhores marcas de viagens do setor, incluindo hotéis e resorts de renome mundial, linhas de cruzeiro, operadoras de turismo e outras empresas de viagens. Por meio de nossas reuniões, eventos, marketing e cursos de desenvolvimento profissional, permitimos que nossos consultores afiliados construam relacionamentos profundos com nossos parceiros, baseados na confiança – o que se traduz em viagens melhores e mais personalizadas, bem como em maior satisfação do cliente. Além disso, nossos clientes – por meio de seus consultores – têm acesso a experiências únicas não disponíveis em nenhum outro lugar, enquanto recebem benefícios valiosos, como upgrades, tratamento VIP e extras que aprimoram suas viagens. Essas vantagens ajudam a distinguir nossos consultores, além de elevar a experiência geral do cliente.

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Como são selecionados os membros e colaboradores da Virtuoso?

A Virtuoso é uma rede que funciona apenas por convites, o que significa que tanto as agências de viagens quanto os parceiros preferenciais devem ser convidados a se inscrever. O processo de inscrição pode ser rigoroso, mas garante que possamos manter um padrão de qualidade e que a inclusão na rede seja mutuamente benéfica. Os membros de nossas agências de viagens devem atender a qualificações específicas, sendo os principais fatores suas vendas gerais de viagens de luxo, bem como a produção de vendas com fornecedores preferenciais da Virtuoso – além de terem uma excelente reputação na indústria de viagens. Se uma agência quiser ingressar e ainda não puder atender a essas qualificações, podemos conectá-la a programas para orientá-la e auxiliá-la em seu crescimento até que ela atinja um nível que atenda aos padrões necessários. Do lado do fornecedor, as empresas que desejam se tornar parceiras preferenciai  da Virtuoso também passam por um processo de verificação minucioso. Elas devem ter referências de agências ou consultores membros da Virtuoso que tenham experimentado pessoalmente seus serviços ou produtos, bem como referências daqueles que as reservam ativamente. Além disso, devem atender a requisitos mínimos de produção e, em alguns casos, ser analisadas pelos Comitês Virtuoso (compostos de consultores próprios), que avaliam o produto, sua oferta e o benefício tanto para as agências/assessores quanto para seus clientes – além da reputação do fornecedor dentro da indústria.

Qual é o diferencial dos associados Virtuoso para os demais players do mercado?

Os membros da Virtuoso oferecem níveis de serviço superlativos, não apenas durante a fase de planejamento como, também, durante e – talvez o mais importante – após a viagem. Os consulto-
res estão sempre em busca de algo que possa tornar a próxima viagem ainda melhor, mais memorável e mais envolvente, coletando feedbacks por meio de vários ciclos de planejamento, que os permitem se tornar especialistas em seus clientes. E, por fazerem parte de uma rede global, com uma marca que define o padrão para viagens de luxo, eles têm acesso a parceiros em todo o mundo que podem auxiliá-los no atendimento das solicitações e necessidades de seus clientes.

*Matéria originalmente publicada na edição #275 da revista TOPVIEW.

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