ESTILO VIAGEM

Descubra Trancoso: 5 motivos para conhecer o paraíso baiano

Fundado no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas e "redescoberto" nos anos 70, o paraíso natural vem se tornando um dos destinos cobiçados no Nordeste e nós mostramos por quê

Tranquilidade e praias paradisíacas. Não foi à toa que Trancoso alcançou fama internacional como destino turístico. Fundado no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas e “redescoberto” nos anos 70, o paraíso natural vem se tornando um dos destinos cobiçados no Nordeste, atraindo até as celebridades. Se você ainda não conhece, confira algumas dicas para aproveitar muito esse cantinho especial do município de Porto Seguro.

Quadrado 

O que fazer em Trancoso 5 dicas para aproveitar ao máximo o destino Quadrado Trancoso
Quadrado Trancoso (Foto: Divulgação)

O Quadrado de Trancoso é o ponto mais famoso e badalado da vila. É ali que tudo acontece, principalmente à noite. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a praça histórica é considerada uma das mais encantadoras do Brasil, reunindo lojas, ateliers, bares e restaurantes em suas típicas casinhas coloridas. Com charme sem igual, o Quadrado está localizado do alto de uma falésia com vista para o mar.

Igreja e Mirante

O que fazer em Trancoso 5 dicas para aproveitar ao máximo o destino Rio Trancoso Igreja de São João Batista (Foto: iStock)
Igreja de São João Batista (Foto: iStock)

A Igreja de São João de Trancoso, também localizada no Quadrado, merece uma visita sem pressa. Pequena e encantadora, foi erguida em 1656 e forma um cenário único com o mar ao fundo. E é justamente nos fundos da construção que está um dos melhores lugares para tirar fotos da vila. Vale a pena acordar cedinho para ver o sol nascer do alto da falésia. A paisagem é exuberante!

Praias

O que fazer em Trancoso 5 dicas para aproveitar ao máximo o destino Praia do Espelho Istock
Praia do Espelho (Foto: iStock)

Se a noite o Quadrado faz sucesso, durante o dia o que faz a cabeça dos turistas são as praias de Trancoso. A vila conta com faixas de areia desde o centro até lugares mais afastados que merecem um roteiro completo.

Pertinho do Quadrado, as praias mais famosas são a dos Nativos e dos Coqueiros, com fácil acesso por caminhada. A primeira, com águas calmas e larga faixa de areia, conta com bares a beira mar, oferecendo conforto e comodidade aos seus visitantes. Assim como a segunda, considerada a principal de Trancoso, por estar bem próxima do centrinho, que também conta com beach clubs e barracas para os turistas.

Ainda próximo à vila, a 15 minutos do Quadrado, a praia Rio Verde é mais sossegada que as primeiras, apesar de também reunir as famosas barracas com espreguiçadeiras e serviços de alto padrão. Outros destaques ficam por conta da Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar, e as praias de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada relax. 

Para completar, a Praia do Espelho, a cerca de 20 quilômetros do centrinho de Trancoso é reduto de uma paisagem imperdível. Listada entre as mais bonitas da Bahia, conta com um mar de águas cristalinas – que deram nome à praia -, variando entre tons de azul e verde, e uma combinação de falésias, corais e coqueiros que formam um cenário de tirar o fôlego. A praia também conta com estrutura de pousadas e bares para atender os turistas.

Gastronomia

Café da Manhã Trancoso O que fazer em Trancoso 5 dicas para aproveitar ao máximo o destino
Café da Manhã (Foto: Divulgação)

O que fazer em Trancoso? Comer é uma ótima opção! Das barracas de tapioca até os restaurantes de alta gastronomia, Trancoso é um destino delicioso. Como não poderia ser diferente, o que não pode faltar no menu são peixes e frutos do mar, porém, há uma grande variedade de influências e sabores. 

A maioria dos restaurantes está nos arredores do Quadrado e costuma abrir suas portas ao fim da tarde.

Festas

Apesar da típica tranquilidade de Trancoso, a vila também é conhecida por suas badaladas festas de Réveillon, assim como baladas e eventos especiais nos beach clubs durante o ano inteiro. 

Mas além disso, o lugar conta com dois festejos tradicionais: São Sebastião, 20 de janeiro, e São Brás, 3 de fevereiro. As festas já são parte da história de Trancoso, formando um verdadeiro espetáculo cultural que resgata as raízes da região e reúne turistas e nativos. As festividades começam na véspera do dia do santo e varam a noite com muita cantoria e forró. Embalada pelos festeiros que batucam o samba de couro e cantam as cantigas tradicionais, sem parar, até os momentos finais.

Onde ficar

A Pousada Estrela D’Água é a hospedagem ideal para quem quer aproveitar sua estadia em Trancoso com luxo, conforto e exclusividade. Localizada na Praia dos Nativos, a apenas 600 metros do quadrilátero mais famoso do Brasil, a pousada oferece vinte suítes e oito bangalôs em um ambiente totalmente acolhedor, integrado a natureza e respeitando rigorosas normas ambientais.

Integrando a Associação Roteiros de Charme, o empreendimento tem excelência de atendimento e é atestada pelos selos de luxo, sendo considerado uma referência de hospedagem em Trancoso para quem busca elegância, privacidade, atendimento personalizado e experiências exclusivas. Cercada pelo verde da Mata Atlântica e com o pé na areia, a pousada conta ainda com piscina de borda infinita, deck com espreguiçadeiras, restaurante e bar de praia.

Leia também: Alter do Chão: a joia do Pará que é o destino brasileiro da vez

Deixe um comentário