Alter do Chão: a joia do Pará que é o destino brasileiro da vez - TOPVIEW

Alter do Chão: a joia do Pará que é o destino brasileiro da vez

Considerado o novo "Caribe brasileiro", o destino é o favorito de muitos famosos para as férias e comemorações e já fez até o Príncipe Charles dançar!

2127 0
Compartilhe

Destino eleito por muitos famosos, principalmente no réveillon, Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município de Santarém, no Pará, está localizado na margem do Rio Tapajós e ganha cada vez mais fama e popularidade entre os que gostam de praias lindas e muita calmaria. As ruas e rodovias são substituídas pelos rios e a cultura forte e marcante está presente em todos os cantos. As comunidades que vivem lá usam da natureza para sobreviver e manter a cultura. Alter do Chão se transformou no destino queridinho da Amazônia quando, em 2009, o jornal The Guardian o colocou entre as 10 mais belas praias do Brasil. Conheça mais esse paraíso da natureza brasileira nessa seleção de curiosidades e informações sobre ilha.

 

Que bela praia com um sol especial desse! Foto: @malocaviva #santarem

Uma publicação compartilhada por Alter do Chão (@alterchao) em

O lugar

São por volta de 900 quilômetros de extensão que percorrem a beira do Rio Tapajós. O apelido “Caribe Brasileiro” veio por causa das águas doces e cristalinas com tons azul claros e verdes azulados que banham as vilas e praias da sua amplitude.

A sócia-consultora da Noma-dRoots e colunista da revista TOPVIEW, Paola Gulin, já esteve por lá e compartilhou com a gente um pouco do viu e vivei. Ela garante que “o [lugar] mais bonito está onde as pessoas não conseguem chegar facilmente”. Por isso, a locomoção dos passeios é feita de barco. Além da natureza, o cenário de Alter do Chão conta com casinhas charmosas e muitas lojas de artesanato local.

Curiosidade: uma foto feita na ilha foi selecionada com umas das 50 fotos de casamento mais bonitas do mundo no concurso Best of The Best Destination, da revista online Junebug Weddings.

 

 

Uma publicação compartilhada por Alter do Chão (@alterchao) em

Gastronomia em Alter do Chão

Banhado pelo rio, a subsistência da população vem da terra e das águas. A cultura da mandioca e seus derivados, como farinhas e pastas, e do peixe fresco, são extremamente fortes e famosas. As frutas da região, como o açaí, são cobiçados pelo resto do país pela autenticidade e qualidade. Um dos pratos mais consumidos e procurados por quem visita o estado do Pará é o Tacacá. O prato tem origem indígena e consiste num caldo de goma da mandioca, camarões e tucupi, que é o sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava.

Como se dão as comemorações por lá

Nem só de férias vive Alter do Chão. O lugar tem sido a menina dos olhos dos famosos do Brasil todo. Muitas celebrações e festas estão acontecendo nas margens do rio e nas praias cristalinas.

Cultura

As raízes indígenas estão bastante presentes na atualidade da população. “O artesanato é incentivado por diversas ONG’s para a produção de cestas e outros utensílios de palha, assim a população consegue renda extra para sobrevivência”, lembra Paola. Muita cor e alegria compõe o regionalismo, que é embalado pelo Carimbó, ritmo típico da região.

Até o Príncipe Charles entrou na dança do Carimbó em sua visita, em 2009.

O que fazer em Alter do Chão?

Esse quesito fica por conta da natureza. A trilhas pela floresta são encantadoras, e segundo Paola, “o guia dá uma aula sobre árvores, frutos, animais e outras maravilhas da natureza.” 

A visita nas comunidades ribeirinhas, segundo a consultora, foi a experiência mais marcante de toda a viagem.

Além disso, uma ótima opção para terminar um passeio é dar um mergulho no rio, que promete ser bem diferente de tudo o que é conhecido.

In this article

Join the Conversation