ESTILO VIAGEM

Camboja: conhecendo um pedaço da Ásia

O exótico pequeno país que tem muita história para contar

Um país budista que proporciona grandes ensinamentos, calma e concentração e impressiona com a fé dos monges e o colorido das cidades. Esse é o Camboja, um país no sudoeste asiático que já foi um grande império entre os séculos IX e XV e dominou uma extensa área que se estendia no que hoje é a Tailândia, Laos e Mianmar.

O império teve fim no século XIII, após inúmeras invasões e guerras. Angkor, que foi a capital do império Khmer, ficou abandonada por séculos e teve seus templos e estruturas consumidas pela selva tropical. Apenas o templo de Angkor Wat – hoje o maior templo religioso do mundo – se manteve habitado, por ter se tornado um santuário budista.

Hoje, o parque arqueológico com mais de mil templos é tombado pela Unesco como um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Visitar Angkor é como fazer uma viagem no tempo, com seus templos retratando a opulência de uma civilização que ficou esquecida no tempo. Siem Reap é a cidade mais famosa do país, preservando o estilo rural que tanto encanta os turistas.

Outra aventura singular é navegar pelo Rio Mekong e pelo grande lago Tonle Sap. A interação com as comunidades ribeirinhas – quase intocadas – traz uma magia única. Com suas casas construídas em palafitas – por conta das frequentes cheias e secas das águas –, elas se mantêm resilientes, mesmo com mudanças a cada seis
meses.

Já a capital Phnom Penh é uma cidade mais moderna, com edifícios altos, museus, mercados e uma gente dócil e acolhedora. Nos museus, é possível encontrar a história do país, que retrata os desafios enfrentados por eles. Vale destacar o Museu do Genocídio, que retrata o período do poder do Khmer Vermelho, liderado pelo líder comunista Pol Pot. O museu conta fielmente a história desse período tão dolorido para esse povo. Ali, é possível encontrar um dos poucos sobreviventes vendendo seus livros, que contam um pouco da história. Não dá para voltar do Cambodia sem ter obtido ensinamentos profundos.

Três locais incríveis no Camboja

Angkor Wat

(Crédito: acervo pessoal)

O centro político e religioso dessa civilização tem muita importância. Além de ser retratado na moeda local, também estampa sua bandeira.

 

Rio Mekong

(Crédito: acervo pessoal)

O rio possui a maior pescaria produtiva do mundo. Tem muita importância para a economia local, principalmente para os ribeirinhos.

 

Ta Prohm

(Crédito: acervo pessoal)

Este templo é singular, pois a natureza invadiu suas estruturas de pedras durante os séculos em que ele ficou imerso na floresta.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #269 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário