ESTILO

Uma uva, três estilos: conheça a Cabernet Sauvignon do Chile, dos Estados Unidos e da Austrália

A chilena Undurraga, a norte-americana Beaulieu Vineyard e a australiana Penfolds dedicaram projetos icônicos à rainha das uvas tintas

Conhecida como a rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon tem origem na região de Bordeaux, na França, mas sua versatilidade a tornou facilmente adaptável aos mais distintos terroirs, especialmente no Novo Mundo, onde protagoniza vinhos dos mais diferentes estilos em países como Estados UnidosAustrália e Chile.

No Cone Sul da América, a chilena Undurraga elegeu a Cabernet Sauvignon como uma das uvas da linha T.H. (Terroir Hunter), projeto enológico mais premiado do Chile. A partir da “caça” pelo terroir ideal, encontrou-se em Pirque, no Alto Vale do Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes, as condições perfeitas para a plena expressão da uva em solo chileno.

A combinação de clima, solo, subsolo e relevo da região conferiram uma personalidade única à Cabernet Sauvignon cultivada no local, que entregou um T.H. Cabernet Sauvignon elegante e expressivo, lembrando frutas vermelhas, notas terrosas, tabaco, especiarias picantes, nuances de cedro, menta e minerais.

Rainha tinta nos dois lados do globo

Ao Norte da América, a mesma uvaoutro estilo. A vinícola Beaulieu Vineyard é reconhecida pelo papel fundamental na história do vinho americano, e em seus vinhedos na Costa Central da Califórnia elabora o Coastal Estates Cabernet Sauvignon. Na região, a uva se comportou de forma peculiar e deu origem a um vinho denso e intenso, com notas de frutas negras, cacau e café.

Importante destacar que a Cabernet Sauvignon é parte da “biografia” da marca: em 1940, a Beaulieu Vineyard lançou o icônico Georges de Latour Private Reserve Cabernet Sauvignon, o primeiro cult wine de Napa Valley.

Do outro lado do mundo, na Austrália, a histórica Penfolds elabora o Max’s Cabernet Sauvignon, uma homenagem ao lendário Max Schubert, que foi enólogo-chefe da vinícola, fundada em 1844 em Adelaide, no sul do país. Aqui, temos um Cabernet Sauvignon com qualidade e estilo Penfolds – potente e estruturado -, mas pensado para consumo imediato.

“Os Cabernet Sauvignon da Undurraga, da Beaulieu e da Penfolds demonstram a versatilidade dessa uva, que em terroirs tão distintos dá origem a vinhos de alta qualidade, com estilos tão diferentes. É realmente uma uva a ser celebrada”, resume Rita Ibañez, gerente de marketing da importadora Inovini, que trazem os vinhos das três marcas ao Brasil.

Deixe um comentário