ESTILO

Como escolher o melhor vinho no Dia da Pizza?

Pizza e vinho é uma ótima combinação e a Vinícola Santa Rita traz dicas para harmonizar e escolher a melhor opção

Nesta sexta-feira (10), é comemorado o Dia da Pizza, um dos pratos favoritos dos brasileiros. Você sabia que o Brasil produz um milhão de pizzas por dia?  Destes, 572 mil só na cidade de São Paulo, uma das capitais que mais consomem pizza no mundo. São gastos mais de R$ 22 bilhões com o alimento no País. Os dados são da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo. 

E, claro, para acompanhar uma boa pizza, nada melhor do que um bom vinho. Para tornar essa dupla ainda mais imbatível, a vinícola chilena Santa Rita, que pelo oitavo ano consecutivo estrela o ranking das marcas de vinho mais admiradas do mundo, traz dicas para quem não quer errar na hora da harmonização. E também algumas sugestões de rótulos.  Afinal, existem mais de cinco mil variedades de uvas próprias para a produção de vinho.   

Como escolher o melhor vinho?

Se quer fazer uma harmonização e não sabe como, a dica é: os aromas que encontrar no vinho, tente encontrar na comida. Para alguns iniciantes no mundo do vinho, essa tarefa não é tão simples. Para facilitar, em algumas garrafas, há uma indicação de “notas aromáticas”.  Hoje, há uma variedade enorme de pizzas com diversos tipos de massas e coberturas. Para melhor harmonizar, deve-se levar em conta os ingredientes.  

Mas, para não errar: vá de Cabernet Sauvignon. O Chile é um excelente produtor desta uva que é uma das mais utilizadas em todo mundo. Uma ótima opção é o Medalla Real Gold Medal Cabernet Sauvignon.  Este foi primeiro vinho chileno a ganhar as Olimpíadas do Vinho de Paris, recebendo medalha de ouro. 

Elaborado pelo enólogo Sebastián Labbé, busca levar o melhor do Vale do Maipo – região importante de produção de vinho – até a mesa das pessoas. O Medalla Real Gold Medal tem uma intensa e profunda cor vermelho-púrpura. Possui notas aromáticas de frutas negras como mirtilo, amoras, figos secos e algumas notas suaves de especiarias. 

Tinto, rosé ou branco?

A harmonização perfeita é quando o vinho realça o sabor da comida. Se a ideia é tomar o vinho com  uma pizza mais apimentada, como a de pepperoni por exemplo, busque um que não tem o grau alcoólico muito alto, em torno de 12 e 13%, pois o álcool realça muito a sensação de ardência. 

Quanto mais pesada a comida, mais encorpado deve ser o vinho. Portanto, os vinhos brancos combinam com comidas mais leves. Já o rosè traz o frescor do vinho branco e o corpo do vinho tinto.  

Uma opção de rosé que é perfeita para as pizzas mais condimentadas é o 120 Reserva Especial Rosé.  120 é uma marca com tradição e história. A marca traz o lado simples da vida, desfrutando cada momento com as pessoas que você ama, sem complicações, da forma mais sincera e compartilhando momentos. Este vinho apresenta uma coloração rosada muito pálida com delicados matizes salmão. O nariz mostra notas frutadas bastante expressivas lembrando cerejas e morangos, porém com delicados toques cítricos a toranja. Em boca possui ótimo volume e frescor, alcançando um final suave, longo, bastante frutado e persistente.

Deixe um comentário