ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Um escritório bonito e funcional

Por Luciane Horcel

Há quem passe mais tempo no trabalho do quem em casa, o que já é uma boa justificativa para que a decoração do escritório receba uma atenção especial. Além de aconchegantes e agradáveis, os projetos corporativos precisam repassar a imagem da empresa, estando de acordo com a área de atuação e os clientes que ela possui. Segundo a arquiteta Eliza Schuchovski, da Perffectta Arquitetos Associados, quando o espaço é bem pensando, ele pode até atrair clientes. “É recomendável ter sintonia entre a cor da logo e a cor aplicada na decoração, o ar descontraído ou sóbrio com o ramo de atuação, e criar um projeto condizente com o público que ela atende, por exemplo”, explica.

Outra questão que deve ser bastante levada em consideração é a funcionalidade do espaço. De nada adianta ser bonito, se o lugar não garante o cumprimento das necessidades de comunicação e estruturais do trabalho. Permitir o contato entre os funcionários, por exemplo, está entre as prioridades de um projeto. “Um dos materiais muito utilizados é o vidro. Ele determina ambientes sem segregar, permitindo a integração e contato visual. Aço e pedras também são coringas, devido à alta durabilidade em espaços com elevado fluxo de pessoas”, explica Eliza.

 

 

De acordo com esse posicionamento, a também arquiteta Caroline Andrusko acredita que a decoração deve estar bem alinhada com o produto ou serviço oferecidos. Além disso, muitos elementos interferem no dia a dia de uma empresa e auxiliam a criar a atmosfera pretendida. “Facilidades de estacionamento, entretenimento para os acompanhantes, banheiros, área de café e pontos de informação podem ser diferenciais”, diz.

Outro ponto importante é a durabilidade dos produtos. Como são locais com grande fluxo de pessoas, os materiais devem ser de fácil manutenção e com vida útil longa. Pedras naturais, porcelanatos, pisos vinílicos e carpetes em placas são indicados.

Para completar, as fachadas devem ser muito bem pensadas, pois são a primeira impressão de quem chega e devem ser convidativas aos clientes.

Deixe um comentário