Startup oferece solução que minimiza riscos e agiliza a análise de crédito para empresas
A procura de crédito para empresas cresceu significativamente, impulsionada principalmente pela crise relacionada ao coronavírus. Só para se ter uma ideia, mesmo com o isolamento social e as agências bancárias fechadas, o Itaú Unibanco, por exemplo, avaliou que 86% dos clientes PJ tomaram crédito pela internet nos últimos meses usando dispositivos móveis.
Para as instituições financeiras, o momento é de atenção, uma vez que o número de empresas inadimplentes já havia crescido 4,14% no ano passado e deverá bater recorde em 2020. Por isso, automatizar procedimentos de análise de crédito é imprescindível, e o uso da tecnologia está sendo fundamental nesse processo – tanto para dar mais agilidade na análise, quanto para aprimorar a inteligência de mercado e oferecer dados mais precisos e completos, ajudando nas decisões.
A startup Klooks tem ajudado empresas a conceder crédito PJ oferecendo automação do processo de planilhamento de balanços, que na maior parte dos casos é a etapa mais demorada do processo. A empresa criou uma solução de big data especializada em inteligência financeira corporativa, baseada em inteligência artificial e machine learning, que coleta demonstrativos financeiros de fontes públicas e cria relatórios de empresas de capital fechado. Com base nestes demonstrativos, a startup fornece dados atualizados, padronizados e relevantes para uma avaliação segura e aprofundada na concessão de crédito.
De acordo com Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks, essas informações são indispensáveis à análise de crédito e geralmente precisam ser solicitadas ao cliente. “O retorno do cliente nem sempre é rápido e, quando chega, as equipes de análise ainda têm que tabular as informações. Além do trabalho manual ser mais demorado, está sujeito a erros e inconsistências, sem contar que os analistas acabam envolvidos em rotinas “braçais” de baixo valor agregado. Nossa solução permite agilizar todo esse processo”, comenta.