CULTURA TECNOLOGIA

Gadgets tecnológicos garantem que as crianças estejam seguras

A segurança infantil é prioridade e, na era digital, dispositivos colaboram para a proteção

Quando se fala em criança, a segurança é, naturalmente, a primeira palavra que vem à cabeça de pais e responsáveis. Cada passo dentro ou fora de casa pode ser uma possível ameaça. Mas, antes, o que era limitado aos olhares atentos e energia limitada, agora ganha uma amplitude tecnológica que vem acompanhada de dispositivos e softwares que evoluem cada vez mais.

A preocupação não é por acaso: no Brasil, acidentes, ou lesões não intencionais, representam, atualmente, a principal causa de morte de crianças entre um e 14 anos, resultando em, aproximadamente, 3,3 mil mortes e 112 mil internações.

Erika Tonelli é cientista social, especialista em direitos das infâncias e coordenadora geral Instituto Bem Cuidar (IBC), uma OSC que tem o compromisso de prover a proteção e o cuidado da infância e juventude por meio de conteúdo educativo. Segundo ela, 90% dos casos de acidentes com crianças poderiam ser evitados com medidas simples de antecipação por parte dos responsáveis.

Dados de pesquisa do instituto junto à base dados do DATASUS, do Ministério da Saúde mostram que, entre os principais motivos de internação de crianças e adolescentes estão: quedas (45%), queimaduras (20%) e sinistro de trânsito (9%). Já quando se trata de óbitos, as sufocação e engasgos (31%), sinistros de trânsito (25%) e afogamentos (25%) lideram os casos.

A INFANT.ID garante a segurança de crianças com cadastro biométrico. (Foto: divulgação)

Soluções tecnológicas

Desde a babá eletrônica, que monitora o sono do bebê e permite que pais o acompanhem à distância, até câmeras de segurança e dispositivos de rastreamento: as soluções encontradas aumentam e são aprimoradas cada vez mais.

Em 2021, a chegada da AirTag, o dispositivo de rastreamento via Bluetooth da Apple, foi visto como uma solução para acompanhar a localização de crianças. Apesar disso, na época, a marca se pronunciou recomendando que o dispositivo não fosse usado para rastrear crianças ou animais de estimação, com o intuito de proteger a privacidade do usuário.

*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.

Deixe um comentário