Startup catarinense incorpora tecnologia ao processo de garantia de locação e facilita a vida do futuro locatário
Em solo brasileiro, o processo de garantia de locação de imóveis pode ser bastante burocrático. Inúmeros documentos e fichas para enviar, demora no retorno do cadastro, alto custo para o locatário e baixa conversão com novas locações são alguns dos problemas para conseguir alugar um imóvel. Entretanto, com a tecnologia como aliada das imobiliárias, é possível encontrar alternativas para alugar de forma ágil e segura, proporcionando diferenciais competitivos que podem fazer a diferença na hora que um cliente toma a sua decisão.
Aprovação do cadastro de forma instantânea, menor custo para o locatário e o adeus ao tradicional fiador prometem ficar no passado. É isso o que garante a Plek Soluções Imobiliárias, ferramenta gratuita para contratação da garantia de locação. Há três anos no mercado imobiliário e com um crescimento de 80% ao mês, a ferramenta abrange diversas companhias de seguro e Avalyst (garantia por cartão de crédito), oferecendo uma análise e contratação sem envio de documentação, com parecer instantâneo, preço mais justo e diversas modalidades de garantia em um único lugar, diminuindo o trabalho dos atendentes de locação e facilitando a vida do futuro locatário.
O jovem empreendedor e fundador da startup do mercado imobiliário, Rafael Hirt, revela que o que antes precisava de dados a serem enviados por e-mail para a corretora de seguros, para o seguro fiança e, posteriormente, acessar outra ferramenta para contratar a garantia por cartão de crédito, hoje está disponível para o atendente de locação em uma única ferramenta. “A imobiliária coloca os dados do locatário e do imóvel e trazemos diversas formas de garantia de forma instantânea. Com isso, o cliente não sai da imobiliária sem uma resposta concreta sobre a sua análise cadastral, e a imobiliária aumenta a conversão de locação”, diz.
Hirt explica que para utilizar a ferramenta, a imobiliária pode acessar o site da Plek ou direto pelo CRM de gestão de locação parceiro. “Tudo on-line e podendo acessar de qualquer lugar. O CRM parceiro, por exemplo, integra a nossa ferramenta e oferece para os seus clientes uma melhor experiência na contratação da garantia de locação. Além disso, também recebem uma comissão por tudo que é gerado por ela. Com ela o atendente de locação consegue cotar e contratar a garantia de locação dentro do seu próprio sistema. A nossa API é de fácil integração e a média de conversão de clientes é de 25%, um índice alto para integrações”, aponta.
Por último, o fundador da startup conta que os próximos passos tecnológicos para a ferramenta serão focados no CRM imobiliários para integração e integração do seguro residencial. “A procura dos CRM pela integração está sendo grande por isso, parte do time de desenvolvimento está no suporte para os parceiros e outra parte está focada em integrar outras garantias de locação e integrar o seguro residencial”, conclui Rafael Hirt.