ESTILO

Empreendedor multiplataformas: Rhavi Carneiro inovou no ensino de idiomas em mais de 70 países

Com a Fluency Academy, o empresário, que também é professor, já formou mais de 30 mil alunos em 77 países

O ensino online é um método que existe há anos, mas, com a quarentena causada pelo Coronavírus, ele se tornou mais conhecido entre as pessoas e, em vários casos, essencial. Usando essa metodologia desde 2015, o curitibano Rhavi Carneiro, que ensinou inglês em escolas e empresas no método tradicional por anos, transformou o estudo de idiomas em algo simples e acessível — que posteriormente se tornou um negócio milionário e inovador.

Muito se engana quem pensa que o professor e empreendedor Rhavi Carneiro também aprendeu idiomas de forma online e diferenciada. Segundo ele, os seus estudos foram realizados no método tradicional, mas esse período foi fundamental para ele entender a sua maneira de aprender e, com isso, formular a sua própria metodologia. Hoje, Rhavi é proprietário da Fluency Academy, uma escola online criada em 2015 que já formou mais de 30 mil alunos em 77 países.

“Tudo isso é meio inacreditável porque eu nunca imaginei que ia tomar a proporção que tomou e nessa velocidade. Eu tinha os meus objetivos pessoais lá no começo, queria fazer algo diferenciado e que mudasse a vida das pessoas, mas não imaginava que fosse tomar essa proporção tao rápido. Sinto orgulho de todo o processo”, conta o empreendedor em entrevista exclusiva à TOPVIEW.

De 2015 para cá, muitas coisas mudaram. A Fluency Academy, que antes era focada em inglês, agora dispõe de mais quatro idiomas, tais como francês, italiano, alemão e espanhol. Carneiro compartilha ainda que, para este ano, ele prevê o lançamento de mais duas línguas e o ensino de idiomas para falantes de espanhol. “Hoje em dia temos cinco idiomas e estamos bolando cursos novos, montando cursos de japonês e mandarim que devem sair em outubro e estamos num processo de produção dos cursos de inglês e português para falantes de espanhol.” 

VEJA TAMBÉM: O curitibano que transformou o ensino de inglês em um negócio milionário

Crescimento da marca

Para Rhavi, 2019 foi um ano bem importante na história da Fluency Academy. “No começo nós tínhamos 20 e poucos funcionários, hoje, entre fixos e temporários, a gente chega a 130 pessoas na operação, então foi uma expansão muito rápida e também muito sólida. Acho que as estratégias que bolamos no começo do ano passado foram fluindo de um jeito bem interessante”, aponta o empreendedor. Ainda falando em números, Carneiro conta que a escola teve 10 mil alunos que entraram durante todo o ano de 2019 e, para 2020, a meta era que o número fosse duplicado. Neste mês, julho, a Fluency Academy já atingiu 15 mil alunos. “Estamos perto de atingir isso já na metade do ano!”

Para continuar inovando na área e atingir ainda mais pessoas, Rhavi conta que, em 2019, a equipe começou um projeto de podcasts. Neste período de quarentena, o processo foi acelerado e, há poucos dias, ele foi considerado o podcast da área de educação mais escutado do Brasil na plataforma iTunes.  

Buscando uma experiência de aprendizado mais fluido, Carneiro compartilha, também, que na metade deste mês de julho a marca lançou um aplicativo próprio de memorização exclusivo para alunos. O aplicativo pode ser acessado offline e os estudos podem ser feitos em qualquer lugar. 

“Eu e meu sócio encontramos um programador russo que começou a desenvolver esse produto e aí, hoje em dia, desenvolvemos a nossa própria tecnologia que está, de fato, contribuindo para os alunos conquistarem um ótimo nível de fala. Nós criamos o programa seguindo um modelo onde colocamos um sistema de repetição espaçada que a gente usa dentro do método. É uma tecnologia muito usada por poliglotas, mas que aqui no Brasil não é tão explorada”, conta o empreendedor.

Para o futuro, Rhavi compartilha que pretende investir em várias tecnologias diferentes, sendo uma delas, a realidade virtual.

(Foto: reprodução/ Instagram)

Na quarentena

Com a pandemia de coronavírus que assola alguns países, a Fluency Academy não hesitou em trazer inovações e facilitar o aprendizado de inglês para alunos do mundo todo. Com o projeto Stay At Home Challenge, Rhavi Carneiro disponibilizou aulas gratuitas e semanais com professores nativos e renomados. “A mensagem que queríamos passar foi a de “fique em casa e nós vamos ensinar vocês a aproveitarem esse momento”, então, em parceria com os professores Gavin Roy e Jackie Katsis, que já dão aulas no Youtube, nós demos três aulas de inglês por semana ao vivo na plataforma, completas e com materiais para download. A gente ficou um pouco mais de um mês dando esses conteúdos”, conta. Para aumentar a quantidade de aulas gratuitas no portal de ensino, Rhavi disponibiliza todos os materiais através dos podcasts, que estão nas maiores plataformas de streaming de áudio.

Além do desafio, Carneiro conta que lançou duas edições da Fluency Week, uma semana inteira de aulas gratuitas a qual o professor indica caminhos para as pessoas aprenderem a metodologia de ensino. “Eu fiz [a Fluency Week] sem expectativa porque tinha acabado de começar a quarentena. Mas aí a gente começou a organizar e, quando eu vi, no fim de semana tinham mais de 200 mil comentários. Foi o maior que a gente já fez. Teve um retorno muito positivo”, comenta ele. Na segunda edição, que aconteceu neste mês de julho, o evento teve a participação dos professores Gavin Roy e Jackie Katsis e teve o mesmo alcance que o outro. “Eu convidei o Gavin e a Jackie, que são amigos que eu conheci em janeiro, e eles deram aulas no evento, foi um sucesso muito grande. A minha ideia é fazer pelo menos mais uma Fluency Week neste ano, já estou pensando no que eu vou fazer de diferente”.

Expansão para a América Latina 

Como um empreendedor que nunca para, Rhavi Carneiro compartilha com a TOPVIEW os seus planos para o futuro. “Atualmente estou trabalhando na expansão da Fluency Academy para a América Latina, então vamos lançar um programa grande de conteúdo gratuito para falantes de espanhol para diferentes idiomas. Vamos, também, lançar cursos de inglês e português para falantes de espanhol.” Carneiro conta, também, que para a metade de 2021, a previsão é uma expansão mundial. “Queremos lançar cursos de idiomas para falantes de inglês, aí seria uma expansão mundial para vender em todos os países do mundo”, diz.

“Eu quero desmistificar o aprendizado de idiomas”, afirma Carneiro (Foto: divulgação)

Para Rhavi Carneiro, a sua maior realização é estar atingindo um grande número de pessoas com conhecimento. Neste período de pandemia, ele aponta que várias pessoas entenderam que dá, sim, para aprender online e existem várias vantagens com isso.

“Sempre tive o sonho de atingir o maior numero de pessoas possível com algo que seja massa, de tornar o aprendizado algo mais acessível. Claro que a parte de negócio é importante, mas meu sonho como empreendedor é mudar a forma que as pessoas aprendem idiomas. Eu quero desmistificar o aprendizado de idiomas. Particularmente, acho que a hora chegou, o online tá aí e funciona. Se for feito certinho, tem opções muito legais de aprender, e eu espero contribuir com isso para o mundo. Eu iria adorar”, conclui o empreendedor.

Os cursos da Fluency Academy tem duração de sete meses e estão disponíveis no portal de ensino Fluency TV. Com uma metodologia dividida em 4 passos, os professores, que são nativos, dão aulas focadas no diálogo, na pronúncia nativa, aulas de gramática descomplicada e as ‘native talks’, a qual, desde o primeiro dia, os alunos têm um contato semanal com nativos de cada idioma. Para saber mais sobre os cursos, clique aqui

Deixe um comentário