ESTILO

Robôs humanos? Elon Musk diz que Tesla está trabalhando em robôs humanóides

Um protótipo está supostamente chegando 'em algum momento do próximo ano

O CEO da Tesla, Elon Musk, diz que sua empresa está trabalhando em um robô humanóide e que construirá um protótipo “no próximo ano”. O robô humanóide aproveitará a experiência da Tesla com máquinas automatizadas em suas fábricas, bem como parte do hardware e software que alimenta o software de assistência ao driver Autopilot da empresa.

Musk, que tem falado repetidamente sobre seus medos de inteligência artificial descontrolada, disse que o Tesla Bot é “destinado a ser amigável”, mas que a empresa está projetando a máquina em um “nível mecânico” para que “você possa fugir dela, e muito provavelmente dominá-lo.” Ele terá um metro e meio de altura, pesará 57 Kg e terá uma tela para o rosto. O codinome do bot dentro da empresa é “Optimus”, disse ele.

(Foto: divulgação)

Os robôs serão projetados para lidar com “tarefas inseguras, repetitivas ou enfadonhas”, diz o site da empresa , mas pouco mais, pelo menos no início. (Lá, o bot é simplesmente chamado de “Tesla Bot”.) “Acho que essencialmente no futuro, o trabalho físico será uma escolha, se você quiser, pode”, disse Musk.

Musk revelou desenhos do robô perto do final do evento “ AI Day ” de sua empresa , onde ele mostrou algumas das tecnologias de inteligência artificial e supercomputador nas quais está trabalhando com o objetivo de um dia alimentar carros autônomos. A empresa também colocou no palco uma versão manequim, que não estava funcionando.

A história da Tesla está repleta de ideias fantásticas que nunca deram certo – como uma rede Supercharger movida a energia solar , troca de bateria ou carregadores robóticos do tipo cobra – então ninguém sabe se um Tesla Bot em funcionamento verá a luz do dia. Mas a empresa está onde está hoje por causa da força de vontade de Musk. Questionado sobre a economia de curto prazo para entrar na indústria de robótica, porém, Musk disse “teremos que ver”.

*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Emilia Jurach


(Via: The Verge)

Deixe um comentário