ESTILO

Páscoa sem culpa! Os ovos de chocolate mais saudáveis para optar neste ano

Apesar de ser um período de tentações, nutricionistas explicam que é possível manter a dieta

A época da Páscoa é sempre um momento difícil para os que tentam manter uma rotina saudável e dietas, não é mesmo? As tentações surgem de todos os lados, com ovos recheados, ovos de colher, barras de chocolate exageradas e muuuito açucar. Mas, apesar de tudo isso, algumas opções de chocolates são bem mais saudáveis e nutritivas, e algumas marcas investem nelas para a produção de ovos de Páscoa para o público fitness

LEIA TAMBÉM: Ovos de Páscoa: conheça as opções mais legais para 2020

Os ovos que utilizam chocolate amargo, por exemplo, são uma ótima opção, principalmente os que trazem, no mínimo, 65% de cacau. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garzez, o cacau é rico em polifenóis, substâncias que, se consumidas com frequência, possuem uma série de benefícios à saúde, incluindo poderosa ação antioxidante e preventiva da formação de radicais e efeito protetor contra os danos ao DNA das células. “Além disso, o ingrediente possui propriedades analgésicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticarcinogênicas (previne o aparecimento de câncer)”, completa ela.

A Dra. Marcella Garcez ainda ressalta que o chocolate amargo é a melhor opção inclusive para crianças, que, apesar de serem resistentes às versões mais amargas devido ao paladar infantil, devem ser educadas desde pequenas a evitarem o excesso de açúcar na alimentação.

Porém, antes de oferecer chocolate para crianças é importante lembrar que o cacau é contraindicado para crianças menores de 12 meses de idade e o Ministério da Saúde não recomenda o consumo de açúcar para crianças menores de dois anos.

Para os que não apreciam o chocolate amargo, vale a pena apostar nos ovos de chocolate rosa, que tem se tornado tendência na internet e nas prateleiras dos mercados. Feito a partir da semente do cacau rubi, esse chocolate distingue-se dos demais devido a sua coloração rosada natural, não possuindo corantes artificiais em sua composição.

“O chocolate rosa se destaca pelo seu sabor diferenciado, sendo mais cremoso, frutado e adocicado, com um leve toque cítrico. Além disso, o chocolate feito a partir do cacau rubi possui uma quantidade maior de polifenóis do que o chocolate convencional, pois os flavonóis presentes no ingrediente são mantidos até o produto final devido ao processo de fermentação especial pelo qual as sementes passam para que não percam o sabor e a coloração natural”, explica a Dra. Marcella.

Pela maior quantidade de polifenóis, o chocolate rosa mostra-se uma boa opção para quem quer manter a saúde na páscoa, desde que não seja muito rico em açúcar e gorduras.

Outra opção saudável para substituir o chocolate ao leite e branco é o chocolate amargo combinado com oleaginosas, como avelã, noz e amendoim. De acordo com a nutróloga, apesar de serem calóricas, as oleaginosas adicionam nutrientes ao produto, como o ômega-3, que ajuda no controle do colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias, melhora a circulação e o desempenho cognitivo. Porém, a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff ressalta que pacientes de pele oleosa devem evitar esse tipo de chocolate, pois as oleaginosas podem estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas e, consequentemente, favorecer o aparecimento de cravos e espinhas.

Lançamentos saudáveis 

Algumas marcas oferecem opções mais nutritivas além daquelas tradicionais. No sabor chocolate amargo, a Kopenhagen lança o Ovo Exagero Dark 60%, que tem sessenta por cento de cacau na composição. A Choco OZ também oferece uma opção na mesma linha, o Ovo 70% Cacau, já com setenta por cento de cacau.

Para os que querem comer um docinho nessa Páscoa sem se preocupar com o açucar, a GoldKo é a marca certa. Neste ano, eles criaram um ovo de Páscoa recheado de marshmallow, o primeiro do mundo feito com maltitiol e albumina, sem usar nadinha de açucar!  

Para saber mais opções de ovos de Páscoa para este ano, clique aqui!

Deixe um comentário