ESTILO

Paris anuncia transformação da Avenida Champs-Élysées em um enorme “jardim extraordinário”

Localizada na capital francesa, a Champs-Élysées será revitalizada após os Jogos Olímpicos de 2024

A Champs-Élysées, uma das avenidas mais famosas de Paris, vai se tornar um extenso jardim linear após a prefeita da capital Anne Hidalgo aprovar um plano abrangente que custa mais de 250 milhões de euros. A transformação acontecerá a partir de 2024, ano que Paris sedia os Jogos Olímpicos.

Segundo o The Guardian, Anne Hidalgo contou que o trabalho planejado, revelado em 2019 por líderes comunitários e empresas locais, tornaria o trecho de 1,9 km (1,2 milhas) do centro de Paris em “um jardim extraordinário”. O comitê da Champs-Élysées está em campanha para uma grande reformulação da avenida e seus arredores desde 2018.

“A lendária avenida perdeu seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonado pelos parisienses e foi atingido por várias crises sucessivas”, disse o comitê em um comunicado saudando o anúncio de Hidalgo. “A Champs-Élysées tem cada vez mais visitantes e empresas de renome lutando para estar lá, mas para os franceses está parecendo desgastada.”

A comissão fez consulta pública sobre o que deveria ser feito com a avenida. Os planos incluem reduzir o espaço para veículos pela metade, transformar estradas em áreas verdes e criar túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar.

(Foto: divulgação)

Antes que a crise da Covid-19 detivesse o turismo internacional, o arquiteto Philippe Chiambaretta, cuja empresa PCA-Stream elaborou os planos de reforma, disse que dos cerca de 100 mil pedestres na avenida todos os dias, 72% eram turistas e 22% trabalham lá.

Chiambaretta disse que a Champs-Élysées se tornou um lugar que resumia os problemas enfrentados pelas cidades ao redor do mundo, “poluição, lugar do carro, turismo e consumismo”, e precisava ser redesenhado para ser “ecológico, desejável e inclusivo”.

Os planos também incluem redesenhar a famosa Place de la Concorde – o maior lugar de Paris – no extremo sudeste da avenida, descrita pela prefeitura como uma “prioridade municipal”. Espera-se que isso seja concluído antes dos Jogos Olímpicos. 

Hidalgo disse ao Le Journal du Dimanche que o projeto é um dos vários que pretendem transformar a cidade “antes e depois de 2024”, incluindo transformar a área ao redor da Torre Eiffel em um “parque extraordinário no coração de Paris”. O objetivo é transformar a Champs-Élysées até 2030.

Deixe um comentário