ESTILO

Ópera italiana e arte performática de Hélio Leites no Ônibus da Cultura

As performances podem ser assistidos nas redes sociais do projeto

Os novos vídeos que estreiam esta semana no projeto Ônibus da Cultura na Quarentena trazem um famoso trecho da ópera Cavalleria Rusticana, do compositor italiano Pietro Mascagni, e também um apanhado da obra do artista popular Hélio Leites. A orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, interpreta o Intermezzo da ópera, numa gravação na qual cada uma das musicistas tocou em sua própria casa, conectadas pela internet. Os dois materiais já podem ser conferidos nas redes sociais: Instagram e Facebook do Ônibus da Cultura e YouTube do Solar do Rosário.

O projeto Ônibus da Cultura, realizado pelo Solar do Rosário, conta com dois veículos do transporte público que foram adaptados como unidades culturais móveis. Juntos, vinham percorrendo todos os bairros da cidade. Com a pandemia, tiveram que suspender as atividades presenciais, mas seguem divulgado cultura gratuitamente pela web.

A Orquestra Ladies Ensemble faz parte do elenco do Ônibus Palco. Neste mês de junho, vem homenageando a cultura da Itália com vídeos que trazem grandes momentos da música erudita daquele país, para relembrar o Dia da República Italiana, celebrado dia 2 de junho. A ópera Cavalleria Rusticana estreou em 17 de maio de 1890 no Teatro Costanzi, em Roma. Ela é dividida em duas partes, separadas por um Intermezzo. Este momento é muito popular e também já foi utilizado em filmes de sucesso como O Poderoso Chefão – Parte III.

“É uma das mais lindas obras da ópera italiana”, conta Fabiola Akel, violinista e fundadora da orquestra Ladies Ensemble. “Ela tem uma história curiosa: foi composta para um concurso, mas o compositor não a achou boa o suficiente. Então sua mulher mandou a obra em segredo para a competição e ele acabou ganhando o concurso. Ficou empatada com uma outra ópera, Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo.  Por essa razão elas tradicionalmente são apresentadas juntas nos palcos”. Essa tradição teve início depois que as duas óperas foram encenadas juntas em 1893 no Metropolitan Opera House, de Nova Iorque. Com Cavalleria Rusticana, Mascagni se tornou um dos maiores representantes do verismo, ou seja, do realismo em música na Itália.

Arte popular no Ônibus Museu

Como o erudito e o popular se misturam na programação do Ônibus da Cultura, outro vídeo que estreou esta semana traz um apanhado da obra de Hélio Leites. Ele é poeta, performer e criador de obras de arte que usam como suporte pequenos objetos. Botões, caixinhas de fósforos, rolhas, latas e pedaços de madeira são transformados por ele em personagens que contam histórias, agradando crianças e adultos.

As criações de Hélio Leites revelam sentimentos, abordam a literatura, educam e emocionam, partindo de objetos que iriam parar no lixo. Algumas obras fazem parte do acervo do Ônibus Museu, o segundo veículo que integra o projeto Ônibus da Cultura.

Deixe um comentário