ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Nova decoração valoriza cobertura

por Daniel Batistella    fotos Marcelo Stammer

Os filhos já não eram mais bebês. Os seis anos de idade do menino, os quatro da menina e a maior interação deles com o apartamento levaram os pais a uma constatação: o espaço não se encaixava mais na vida que levavam. Era preciso de algo mais descontraído, adequado para as crianças. Era hora de mudar.

A responsabilidade ficou nas mãos dos arquitetos Mariana Manzoni e Rafael Gimenez Gonçalves, do Studio MG2. Inicialmente, o pedido dos proprietários era para finalizar o projeto de interiores existente, mais sóbrio, que na época se adequava à forma de viver dos recém-casados. Mas não foi isso que aconteceu. Exceto a churrasqueira e a cozinha, todo o restante foi modificado, sem, no entanto, alterar a estrutura da cobertura. “Tiramos a ‘roupa’ velha e colocamos uma nova”, explicam.

O ambiente que teve o desenho mais alterado foi a sala de TV, no andar superior. Antes, a disposição dos móveis fazia com que as pessoas ficassem voltadas para o lado de dentro do apartamento, de costas para o terraço, que é o grande diferencial da cobertura. “A interação com o lado de fora da casa era zero”, contam. Sem mexer no espaço físico, os arquitetos inverteram o layout, permitindo assim que os moradores contemplassem o horizonte, tanto frontal quanto lateral.

O terraço teve todo o contorno fechado com placas de aço corten. As cores escuras foram aplicadas no restante do espaço, como nos vasos, para passar uma sensação de profundidade. O piso de cerâmica foi substituído por placas de concreto. E agora as crianças contam com um espaço exclusivo para elas: a biblioteca do casal virou uma brinquedoteca.

Outro ponto marcante foi a alteração na tonalidade da base: saíram o bege e o marrom e entrou o branco. Isso abriu espaço para outras cores: nas estampas, nos tapetes, no mobiliário e nos objetos decorativos, que agora dão mais vida ao apartamento.

O trabalho dos arquitetos durou sete meses (de maio a dezembro de 2013), entre projeto e execução da obra, mais do que foi previsto no briefing. Hoje, é uma residência flexível. Funciona para o casal, para os filhos, para as visitas. “Acreditamos que o resultado do projeto superou as expectativas de toda a família”, encerram.

Deixe um comentário