ESTILO MOBILIDADE

Sony e Honda se unem para criar nova marca de carros elétricos

O primeiro modelo fruto da aliança está previsto para chegar em 2025 e as empresas já dividiram os deveres de cada uma

Não é de hoje que a Sony planeja sua entrada para a indústria automotiva – tudo começou em 2020, com a apresentação do seu primeiro carro-conceito, quando a marca negou suas pretensões. Agora, a fabricante de dispositivos eletrônicos oficializou suas intenções e anunciou uma aliança com a Honda, prevendo o desenvolvimento e a venda de carros elétricos em conjunto.

De acordo com as empresas, ambas assinaram um memorando de entendimento para “aprofundar a discussão sobre a formação de uma aliança estratégica, que visa criar uma nova era de mobilidade e serviços nesse campo”.

Na prática, uma nova empresa poderá ser criada ainda em 2022, a depender de negociações, assinaturas e aprovações regulatórias. Essa nova empresa (ainda sem nome definido) será dedicada a carros elétricos de alto valor agregado, possivelmente os primeiros rivais diretos da Tesla, além de serviços não detalhados no comunicado. O primeiro modelo fruto da aliança deverá chegar em 2025.

Produção Honda, tecnologia Sony

(Foto: Reprodução)

Apesar de configurar uma nova empresa que planejará, projetará, desenvolverá e venderá os modelos, não haverá instalações independentes. Ou seja, esses veículos serão produzidos nas fábricas já existentes da Honda.

Tornando a alianças ainda mais factível, as japonesas já definiram o papel de cada uma delas, além da produção. A Honda ficará responsável pela fabricação das carrocerias e pelo gerenciamento dos serviços de pós-venda, enquanto a Sony entrará com sua experiência desenvolvendo e aplicando tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento.

“Por meio desta aliança com a Honda, que acumulou uma extensa experiência global e diversas conquistas na indústria automotiva ao longo dos anos e que continua realizando avanços revolucionários neste campo, pretendemos construir nossa visão de ‘tornar o espaço de mobilidade um ambiente emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada em segurança, entretenimento e adaptabilidade”, disse Kenichiro Yoshida presidente e CEO do Grupo Sony.

Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda, disse que “embora a Sony e a Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes. Portanto, acredito que esta aliança, que reúne os pontos fortes de nossas duas empresas, oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”.

Sony já tem sedã e SUV

A primeira aparição da Sony para o mercado automotivo foi no início de 2020, dois meses antes de a Covid-19 ser declarada como uma pandemia. A marca surpreendeu os espectadores da CES, tradicional feira americana de tecnologia, em Las Vegas, apresentando o Vision-S, um carro-conceito elétrico.

Na época, a empresa revelou apenas que o sedã era equipado com dois motores elétricos, somando 272 cv de potência e podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Porém, também na ocasião, garantiu que não pretendia entrar no mercado de automóveis como uma fabricante de veículos. Um blefe, já que ela entrará, mas não como Sony.

No início de 2022, a gigante da tecnologia voltou a mostrar seu potencial automotivo com o SUV Vision-S 02, equipado com o mesmo conjunto mecânico do sedã, muitas telas e um PlayStation para quem estiver nos bancos traseiros.


(Via: Quatro Rodas)

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