ESTILO

Método construtivo sustentável é utilizado pela primeira vez em edifício de luxo em Santa Catarina

Empreendimentos é uma das primeiras incorporadoras do país a aderir a utilização de Gang Forms na construção de prédios de alto luxo

Conhecida como a “Dubai Brasileira” pelos seus imponentes e luxuosos arranha-céus, a cidade de Balneário Camboriú, SC, se tornou um ícone da construção civil no país. Empresas do setor têm inovado em métodos construtivos, especialmente em processos que garantem mais segurança, qualidade e sustentabilidade.

A EMBRAED, uma das maiores construtoras do país e pioneira em empreendimentos de alto luxo na região, adquiriu recentemente o sistema de Gang Forms (Formas Trepantes) da empresa sul-coreana S-Form. A nova tecnologia está sendo utilizada, inicialmente, no novo empreendimento à beira-mar, o Aurora Exclusive Home, o maior prédio em parede de concreto construído no Brasil, segundo a S-Form.

“O sistema de Formas Trepantes é muito utilizado na Europa, porém ainda pouco difundido no Brasil. O sistema melhora a geometria das torres, que são cada vez mais altas, de forma a garantir ainda mais qualidade e velocidade na produção. Reduz até 20% do tempo para concretagem de cada pavimento. Além disso, é mais eficiente e sustentável, já que os módulos de alumínio podem ser reutilizados em outro empreendimento, dispensando praticamente o uso de painéis e escoras de madeira”, explica o diretor de engenharia da EMBRAED, Emerson Pompeo.

Emerson informa ainda que o método, que consiste na utilização de módulos de alumínio, requer um grande implemento de tecnologia embarcada na obra. A precisão do encaixe das formas resulta em paredes de concreto quase espelhadas. Para esse resultado, além de todos os controles tecnológicos específicos que o sistema exige, é necessária a utilização de um concreto especial para evitar a sua retração.

A EMBRAED é a primeira construtora do Sul do país e uma das poucas do Brasil a usar este método na construção. O primeiro empreendimento onde esta tecnologia está sendo empregada é o Aurora Exclusive Home, mas, de acordo com Pompeo, a técnica passará a ser aplicada nos próximos empreendimentos, sempre que a geometria permitir.

Deixe um comentário