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Marketing digital: uma realidade próxima e necessária

Com a pandemia do novo coronavírus, empresas precisaram acelerar planos de digitalização dos negócios

Especialistas da área de marketing afirmam que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) evidenciou o que profissionais têm apontado há mais de 15 anos no Brasil: ser digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade. O estilo “novo normal” fez com que as empresas aceitassem o desafio do “adapte-se ou desapareça”. Mas a boa notícia é que estratégias de marketing bem alinhadas podem ajudar empresas a driblar dificuldades financeiras, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos.

Para isso, é fundamental utilizar o marketing para ampliar e fortalecer os negócios. Nos meios online, o marketing consiste no uso da internet para divulgação de produtos e serviços como, por exemplo: websites, redes sociais e e-mails. Já o marketing offline, por sua vez, envolve ações fora do universo digital, como comerciais em TV, rádio, anúncios em outdoor, revistas e jornais.

Para o diretor de marketing de uma startup do segmento de farmácias, Carlos Henrique Soccol, o ideal é fazer um mix do online e do offline para se alcançar objetivos.

“O marketing digital tem a vantagem de ser mais barato, metrificado e que pode atingir muitas pessoas. O offline tem o poder de alcance de um público diferente, que não usa ou usa pouco os canais digitais”, afirma o diretor da MyPharma.

Ainda de acordo com Carlos, é possível criar estratégias de conteúdos para integrar online e offline de forma paralela e com maior alcance possível de público.

“Vamos pensar na seguinte situação: o usuário está em casa, navegando pelo Facebook e é impactado pelo conteúdo digital de uma farmácia, por exemplo. Quando ele sai de casa e vai até uma praça de alimentação ou uma clínica é impactado por um panfleto da mesma farmácia, seguindo a mesma lógica de conteúdo e arte. A entrega de conteúdo de valor multicanal, ou seja, em mais de um formato de mídia, e de forma consistente, é o segredo para uma simbiose perfeita entre o online e offline”, exemplifica.

Marketing na prática
Na MyPharma, o marketing aplicado às centenas de clientes, em todo o Brasil, é o mix do online e do offline, integração que, segundo o analista de marketing digital, Renan Cavalheiro, é uma ponte para a criação de conteúdos interessantes e que geram resultados positivos para as pessoas.

Os lojistas que compreendem a importância de trabalhar com o marketing digital, buscando estratégias corretas para isso, tem grande chance de ver seu negócio expandindo em pouco tempo”, finaliza Renan.

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