ESTILO

Maior loja de carros multimarcas premium do Brasil adia inauguração por causa da pandemia, mas vê vendas aumentarem

Após receio de queda no faturamento, AvantGarde Motors viu número de saída mensal de veículos dobrar

O que poderia ser o início de uma fase de queda na AvantGarde Motors se mostrou justamente o contrário. Com inauguração do novo showroom, em Belo Horizonte, Minas Gerais, prevista para 30 de março, a marca já estava com um evento organizado para abrir as portas da que se tornaria a maior loja de carros multimarcas premium do Brasil, com 6 mil m². Mas a imposição da quarentena uma semana antes fez os planos serem cancelados. 

Sem poder funcionar, os sócios Fernando Duran, Áureo Brandão e Rodrigo Freitas temiam uma queda brusca no faturamento. Sem sair de casa, era normal que o consumo de veículos diminuísse. Mas o que se viu foi o contrário. A empresa passou a vender mensalmente o dobro de carros que vendia antes. O faturamento quadruplicou no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. 

(Foto: divulgação)

“É difícil cravar qual foi o principal motivo para o aumento nas vendas, mas acredito que, com mais tempo em casa e com a economia gerada tanto com a ausência de viagens como com o cartão de crédito sendo menos usado, as pessoas puderam olhar com calma as oportunidades e adquirir bens que na correria do dia a dia não conseguiam parar para comprar”, afirma Fernando. 

Outro ponto que o sócio destaca é a oscilação no mercado de ações, que gerou insegurança em deixar o dinheiro investido na Bolsa de Valores, por exemplo. O financiamento mais barato também pode ter contribuído para o consumo de veículos, na opinião dele. “Além disso, tem a sensação de efemeridade provocada pela pandemia. Muita gente perdeu algum conhecido e isso fez com que as pessoas não quisessem mais deixar para amanhã sonhos que podiam realizar hoje”, complementa o executivo da AvantGarde. 

(Foto: divulgação)

Para atender esse público de porta fechada, a empresa investiu – ainda mais – em tecnologia. Ampliou a divulgação nas mídias digitais e passou a mostrar os carros de perto para os clientes através de ferramentas de vídeo do celular. “Aqui nós temos dois pontos: primeiro que já temos credibilidade no mercado e as pessoas sabem que só trabalhamos com máquinas de qualidade. Segundo que o telefone permitia que mostrássemos detalhes do automóvel, e aí o cliente já sabia se era o modelo que buscava ou não”, revela o sócio Áureo Brandão. 

O formato deu tão certo e a expectativa foi tão acima do esperado que mesmo quando a prefeitura de Belo Horizonte permitiu a abertura do comércio, foi tomada a decisão de manter as portas fechadas. “Nós vimos que não precisamos ter pressa. As vendas estão indo bem e estamos conseguindo atender quem nos procura, então não tem motivo para colocar em risco nossos funcionários, colaboradores e clientes. A nossa expectativa é abrir apenas em novembro, quando esperamos que a situação da pandemia no país esteja melhor. Assim, poderemos abrir o showroom com o que era o propósito inicial dele: ser mais do que uma loja, ser um ponto de encontro, um lugar de negócios, interatividade e experimentações”, afirma Rodrigo Freitas. 

(Foto: divulgação)

A AvantGarde Concept Store tinha esse objetivo inicialmente: o espaço conta com área gourmet, academia para funcionários, cinema, ambientes instagramáveis e ilha de edição para influenciadores. Tudo para proporcionar uma experiência diferente ao cliente ou visitante. Tudo para lembrar que não se trata apenas de compra e venda, mas de realização e bem-estar

Especializada na venda de máquinas como McLaren, Ferrari, Lamborghini e Maserati, a nova AvantGarde Motors teve seu projeto arquitetônico inspirado em lojas conceito de marcas de luxo em Paris, como Louis Vuitton, Nike e Nespresso. 

Deixe um comentário