Lareiras a gás: mais segurança e aconchego para o lar - TOPVIEW

Lareiras a gás: mais segurança e aconchego para o lar

Por não precisarem de lenha e álcool, as lareiras a gás natural produzem menos resíduos, além de serem mais eficientes e mais econômicas

680 0
Compartilhe
post compagas

Quem não gosta de curtir o frio em um lugar quentinho? Uma boa opção para manter o calor e o aconchego do seu lar são as lareiras a gás, que também fazem parte da decoração em qualquer que seja o ambiente, tanto interno quanto externo, deixando-os mais humanizados e convidativos. Mas é preciso levar em consideração alguns itens na hora de instalar sua lareira, como custo benefício e segurança.

post compagas
As lareiras a gás são soluções praticas e sustentáveis para aquecer no inverno. (Foto: divulgação).

Nestes casos, entre as opções disponíveis estão as lareiras a gás natural. Em Curitiba, este combustível é distribuído em cerca de 25 bairros por um sistema
moderno e criterioso de dutos instalados e mantidos pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) que atende mais de 46 mil clientes em 17 cidades do estado.

Motivos para apostar em lareiras a gás

Responsável por uma chama com mais qualidade, o gás natural apresenta uma série de vantagens. O arquiteto e paisagista Wolfgang Schlögel destaca a segurança e o custo-benefício deste modelo de lareira já que não é necessário usar madeira nem álcool para o acendimento, aumentando a eficiência do aquecimento. “A exuberância da chama que o gás natural produz é única, ela é forte, além de ser mais limpa e econômica que a lenha ou o álcool”, ressalta Schlögel.

Existem dois modelos de lareiras a gás natural. O primeiro deles é o linear, com pedras vulcânicas que retêm o calor e ajudam a manter o aquecimento do local por mais tempo. Já o segundo modelo é com linhas de cerâmica refratária. O combustível usado nos dois modelos, de acordo com o Manual do Consumidor Residencial de Gás Natural disponibilizado pela Compagas em seu site, é mais econômico, prático e seguro, pois o valor pago é o consumido no mês e o estoque fica nas redes de distribuição reduzindo o risco de acidentes.

post compagas
As lareiras a gás são soluções praticas e sustentáveis para aquecer no inverno. (Foto: divulgação).

Outra vantagem é que o gás natural é menos poluente — apesar de ser um combustível fóssil como o petróleo, é mais limpo e puro por ter em sua composição cerca de 89% de metano. E por ser mais leve que o ar é dispersado mais rapidamente na atmosfera. “As lareiras garantem elegância e sofisticação aos ambientes internos e externos e cada vez mais observamos esta utilização no mercado residencial curitibano. O gás natural é a solução
para garantir uma chama constante e segura, visto que o fornecimento do combustível é contínuo e os empreendimentos não necessitam de espaços para estoque de cilindros de gás”, destaca o gerente comercial da Compagas, Mauro Melara.

Neste contexto ele observa ainda que diversos empreendimentos estão apostando em lareiras externas para garantir o conforto e a modernidade também em áreas comuns.

Gostou da ideia? Então, quando for comprar sua lareira a gás lembre-se de conferir o sistema de segurança regulamentado pela norma 15.526 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dentre as recomendações, fique atento se ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás no caso de a chama apagar, isso evita que o combustível se espalhe pelo ambiente. Outro item que deve ser analisado é se a lareira possui um sistema de medição do gás carbônico no ambiente, que desliga automaticamente se a quantidade for imprópria para a respiração.

post compagas
As lareiras a gás são soluções praticas e sustentáveis para aquecer no inverno. (Foto: divulgação).

Utilizado no Brasil e no mundo há muitos anos, o gás natural chegou a Curitiba nos anos 2000, e a Compagas começou a comercializá-lo para o segmento residencial em 2002. Além de poder ser utilizado em lareiras, o gás natural também pode ser usado para cozinhar, em churrasqueiras e para o aquecimento da água do chuveiro, da cozinha, do banheiro e, inclusive, de piscinas.

Mais informações, acesse  www.compagas.com.br.

In this article

Join the Conversation