ESTILO

Lançamento do AGE360 revela 7 curiosidades do projeto que vai mudar o skyline de Curitiba

O AGE360 transformará o skyline de Curitiba e colocará a capital no patamar mundial da arquitetura e do wellness

Na noite da última quinta-feira (22/10), o exclusivo projeto do AGE360, localizado no Ecoville com incorporação da AG7 Realty, foi lançado via transmissão ao vivo com mediação de uma das maiores digital influencers da arquitetura mundial, a arquiteta e CEO do Architecture Hunter, Amanda Ferber; além do CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto e da médica e diretora da AG7, Andressa Gulin. O trio, que esteve presencialmente no Espaço AGE360, ambiente construído para funcionar o stand de vendas do projeto, revelou 7 curiosidades sobre o projeto e sua arquitetura. O AGE360 já concorre a um dos maiores prêmios de arquitetura dos EUA, o Architecture Masterprize e irá revolucionar o skyline de Curitiba. Confira!

LEIA TAMBÉM: AGE 360, o novo empreendimento de luxo da incorporadora AG7 chega ao Ecoville!

Referência mundial

A ideia do projeto do AGE360 nasceu em 2016 pela incorporadora AG7 com o propósito de ser um legado e uma inspiração para a arquitetura e o design mundial. “Nosso desejo era criar uma torre muito alta, incrível, com um design avassalador, que extrapolasse as fronteiras da localização, para ser comparada aos melhores prédios da Ásia, da Europa e dos EUA”, comentou o CEO Alfredo Gulin. “Buscamos referências mundiais, mas com características nacionais e locais e um projeto atemporal, pensado para 2100. O resultado dessa criação é a expressão de uma escultura gigantesca numa escala milimétrica pensada em ser uma casa nas alturas”. O projeto está sendo construído em um dos terrenos mais altos do Ecoville.

Concreto aparente e sem pilares

O AGE360 é assinado pela Triptyque Architecture, um dos escritórios de arquitetura mais renomados do mundo e que valoriza a criação “de dentro para fora e de fora para dentro”, característica visível no resultado do projeto curitibano. De acordo com Alfredo Gulin Neto, entre os destaques arquitetônicos, o empreendimento busca valorizar materiais naturais como o uso do concreto aparente, uma das matérias primas mais importantes da arquitetura brasileira que gera atemporalidade. Outro detalhe está na estrutura do prédio. “Os apartamentos não têm pilares e contam com um espaço interno livre para personalização. Os pilares foram deslocados para a periferia da fachada criando um exoesqueleto em volta de todos os apartamentos. O prédio também não conta com tijolos”.

Fachada exclusiva, muito verde e vidros

“A organicidade e a ortogonalidade do projeto são visíveis”, comentou a CEO do Architecture Hunter, Amanda Ferber. O conceito da fachada do AGE360 é outro destaque que eleva o prédio a outro patamar e revela sua exclusividade. “A fachada é o resultado de vários ingredientes misturados com a legislação urbanística do terreno e com as premissas da Triptyque Architecture. Todos os pilares externos se tornam a estrutura do prédio, que são acompanhados de um verde exuberante para suportar até mesmo árvores. O prédio também não tem fachada de fundos e conta com vidros Uglass em todos os andares, material muito utilizado em lojas de varejo de luxo fora do Brasil, que funciona quase que como uma lamparina”.

Chanfro com propósito

 No AGE360, o chanfro não é utilizado como um enfeite, mas sim como resultado do que a legislação urbanística pede. O chanfro desenhado pela Triptyque rasga o prédio todo e cria um design exclusivo no projeto, trazendo a percepção de que o projeto é ainda mais alto”. Uma inovação na concepção de prédios altos que tradicionalmente são escalonados nos andares superiores. O empreendimento tem quase 125 metros de altura, conta com uma área comum de 2 andares localizadas no 21 e 22 andar e presenteia os moradores com 2 apartamentos gardens suspensos com pé direito triplo de quase 12 metros de altura na varanda privativa.

Vistas surpreendentes

Uma das particularidades do AG360 é a vista exclusiva que ele garante independente do andar, por estar num dos terrenos mais altos da cidade. “Todos os pavimentos contam com uma vista incrível, a começar pelo andar zero. No 5 andar, onde estão os primeiros apartamentos já é possível ter a vista para o sol da manhã com o Parque Barigui ao fundo; e contemplar o colorido entardecer do pôr do sol com as linhas vastas do Ecoville nos fundos. Nos apartamentos maiores, os moradores contemplam a vista em 360 graus da cidade. Para democratizar tudo isso, o projeto conta com alguns andares de lazer, do 21 ao 22 com direito a uma vista excepcional de toda a cidade, em uma floresta suspensa e infra estrutura de spa que está disponível para todos os moradores”.

“O melhor lugar para se viver todos os dias”

A concepção do projeto contou com uma visão multidisciplinar com o propósito de transformar o prédio e seus apartamentos no melhor lugar para se viver todos os dias. “O AGE360 é o primeiro prédio da América Latina a unir 3 conceitos: arquitetura sustentável, qualidade de vida e bem-estar se tornando o primeiro Wellness Building do Brasil. Pensamos em colocar pílulas de saúde e bem-estar em todo o projeto; estudamos o chamado activie design junto a neuroarquitetura para espaços que incentivem as pessoas a ter acesso a hábitos de vida mais saudáveis. Além da arquitetura e design de interiores, convidamos um dos maiores especialistas em medicina integrativa, que é a Lapinha SPA, pra nos ajudar a cocriar esses espaços trazendo a preocupação do cuidado para que todos os moradores se sintam hospedados dentro da sua casa”, explicou a médica e sócia da AG7, Andressa Gulin. Ela cita que o edifício se tornou quase como um aliado imunológico dos moradores, que incentiva hábitos saudáveis, protege das impurezas e cuida do bem-estar de todos que ali vivem.

Áreas destinadas a serviços

No AGE360, os futuros moradores ainda poderão ter espaços exclusivos criados para receber prestadores de serviços, tendência que já estava em alta e foi ainda mais evidenciada durante a pandemia. “Para isso, criamos um andar preparado para receber os serviços e os profissionais, sem que eles precisem entrar nos apartamentos; haverá uma entrada separada para isso preservando a privacidade das unidades. Entre os ambientes preparados estarão um consultório para receber profissionais de saúde como médicos, nutricionistas e dermatologistas; homeschooling, para receber professores para aulas adequadas; além de uma biblioteca projetada para ajudar a trabalhar o foco e a atenção; uma sala de criatividade para estimular o trabalho em equipe; uma sala de meditação no meio do prédio com vista para o horizonte; entre outros”. De acordo com a médica, a equipe estudou os comportamentos para a criação dos espaços pensando nos mínimos detalhes e proporcionando ambientes para que os moradores gastem o tempo com qualidade.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Deixe um comentário