ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Um fim de ano mais otimista

Orçamento de compras de 2022 no Brasil aumentam 21% em comparação ao ano passado; os de viagens devem crescer 30%

De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV), da IBM, muitos consumidores globais estão prontos para comemorar o período e comprar mais cedo do que nos anos anteriores. No entanto, como um conjunto mais amplo de questões econômicas e políticas assumiu o centro do palco no ano passado, novos riscos e incertezas também pairam sobre os planos. O IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, inclusive o Brasil.

O estudo mostra que os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8% – de acordo com a previsão econômica da empresa Bain. As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final de outubro – quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, com 40% dos consumidores brasileiros pesquisados já indicando que começariam as compras no final do mês passado, 21% a mais do que no ano passado.

Por outro lado, fatores como a inflação e o aumentos de preços fizeram com que as preocupações econômicas fossem destaque nesta temporada. No Brasil, 53% dos entrevistados estavam menos preocupados com a pandemia nesse período, se comparado ao ano anterior, e 64% estavam mais preocupados com a economia.

De acordo com o líder das indústrias de varejo, consumo, saúde e agricultura da IBM Consulting para a América Latina, Carlos Capps, o estudo aponta diversas evoluções importantes nas demandas em comparação a 2021 e confirma o entendimento do mercado em outras, como a importância da loja e do compromisso com a sustentabilidade. “Insights que provam a necessidade do uso de dados em tempo real, da criação de operações muito mais autônomas e processos automatizados, da integração da cadeia estendida de supply chain, e da sensorização das operações e das variações de demanda. Nesse contexto, tecnologias disruptivas, como IA e nuvem híbrida, são capazes de colocar as empresas em outro patamar de competitividade, criando ferramentas para decisões autônomas em tempo real, resolvendo situações de forma ágil e mantendo a rentabilidade apesar do aumento em complexidade”, explica.

No Brasil, a Safesystem e a Intersoftti, empresas do grupo Safeinc, parceira da IBM há mais de 30 anos, investem em tecnologia de auxílio na tomada de decisões de negócios mais inteligentes, orgulha-se de ser parceira da IBM, que está há duas décadas com o Institute for Business, e serve como think tank de liderança de pensamento.

Parceria de longa data

Por duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como o think tank de liderança de pensamento para a IBM. Para o grupo Safeinc, estabelecer parceria com uma empresa que investe em tecnologia de auxílio na tomada de decisões de negócios mais inteligentes, reafirma o posicionamento de marca e objetivo como empresa comprometida com seus clientes.

Insights do mercado brasileiro

• Os consumidores no Brasil têm priorizado mais as compras em lojas físicas (46%) e as compras híbridas (23%).

• Se os consumidores brasileiros forem forçados a reduzir seu orçamento de compras de fim de ano, mais de 65% cortarão as categorias não essenciais: vestuário, calçados, joias e acessórios.

• 64% dos consumidores entrevistados no Brasil fizeram pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos.

• No Brasil, se os bens não estiverem disponíveis devido a problemas na cadeia de suprimentos, 39% dos consumidores dizem que gastariam menos, mas 33% gastariam mais se pudessem encontrar substitutos facilmente.

• Se os preços da gasolina caíssem, 36% dos consumidores fariam mais compras nas lojas, enquanto a demanda média por viagens aumentaria 5%.

• 59% dos consumidores pesquisados no Brasil dizem que estariam mais preocupados com a sustentabilidade na temporada de festas do que no ano anterior.

Estratégias para os negócios da IMB

• Personalize e diferencie produtos e serviços para atingir os clientes certos.

• Recompense e incentive os clientes a fidelizar a marca.

• Planeje-se para o inesperado.

• Impulsione a sustentabilidade com IA.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #270 da revista TOPVIEW.

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