ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

O legado de Maria Helena Saparolli

Em criações, reproduções ou restauros, a artista coloca sua marca na capital

Em algum momento, em Curitiba, você já deve ter se deparado com o trabalho autoral da artista Maria Helena Saparolli. Ou, então, é possível que tenha visto alguma de suas reproduções e restaurações minuciosas de obras ícones pela cidade, como as assinadas por Oscar Niemeyer e Poty Lazzarotto.

LEIA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer abre ao público grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto

A obra de Poty Lazzarotto para o Ministério Público do Paraná foi restaurada por Maria Helena Saparolli (Foto: Patrícia Amâncio e Paulo Andrade)

Curitibana com formação em Artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, em 1984, Maria Helena desenvolve suas obras desde 1989 em um atelier próprio. Ela atuou, entre outras funções, como orientadora de cerâmica e vidro no Atelier de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba de 1998 a 2012.

Em seu percurso artístico, a artista utiliza elementos que se repetem e se agrupam definindo contextos e determinando relações, uma constante em seu trabalho. Já fez residência artística na China e nos Estados Unidos, mas foi na capital paranaense que seu talento mais alcançou o público.

O painel de Lina Iara Otto para o Edifício Solar da Nogueira também faz parte dos restauros de Maria Helena (Foto: Patrícia Amâncio e Paulo Andrade)

Além das exposições individuais e  intervenções como ceramista, Maria Helena também trabalha com painéis em azulejo e concreto nos processos de criação, reprodução e restauro. Entre eles, destacam-se os papéis de azulejos para o Museu Oscar Niemeyer, para Universidade Positivo na reprodução de pintura do artista Sergio Ferro e para o Estação Convention Center com obras de Poty Lazzarotto em parceria com o escultor Elvo Benito Damo.

“É sempre um privilégio e uma grande responsabilidade poder trabalhar também com reprodução e restauro de obras de artistas tão importantes para a nossa cidade e para a História da Arte. Entramos um pouco no mundo desses artistas. Uma emoção sem igual”, afirma a artista com entusiasmo.  

Deixe um comentário